Gazeta Digital

Estado prepara 630 leitos para atender pacientes com coronavírus nos Regionais

João Vieira

João Vieira

Ciente de que os casos de Covid-19 não ficarão restritos à Cuiabá e Rondonópolis, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) prepara 630 leitos nos hospitais regionais espalhados pelo interior e na Santa Casa de Cuiabá. O governo também receberá 10 leitos de UTI que serão enviados pelo Ministério da Saúde. 

 

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse nesta sexta-feira (20) que a desocupação dos leitos foi possível graças as mudanças nos protolocos de atendimento dos hospitais regionais. 

 

Segundo o secretário, estão suspensas as cirurgias eletivas e isso irá possibilitar que haja um desafogamento dos hospitais. "Nós mudamos o perfil dos nossos regionais, supendendo as cirurgias eletivas e as consultas para ter leitos disponíveis para os pacientes com coronavírus. Só essa alteração de perfil não ocupando os leitos nós teremos cerca de 630 leitos", disse.

 

Leia também - Prefeito manda fechar comércio e paralisa os ônibus de Cuiabá

 

Quanto aos leitos de UTIs, o secretário informou que as mudanças no perfil dos hospitais irá possibilitar 30 leitos para atender os doentes com o estado grave da doença. O secretário disse que o Estado receberá mais 10 leitos da União. 

 

Também quanto aos leitos de UTI, o secretário informou que vai contratar o serviço dos hospitais particulares, com disponibilidade. "Estamos adotando as medidas para os possíveis casos de agravamento, levando em consideração, mais uma vez, que cerca de 85% dos infectados serão casos considerados leves, o tratamento é em casa, é domiciliar, não precisam nem procurar uma UPA ou uma unidade de saúde", disse o secretário explicando que os casos graves serão regulados pelos médicos do SUS.  


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br