Gazeta Digital

DenĂșncias de homofobia aumentam 117% no Estado

Chico Ferreira

Chico Ferreira

As denúncias por discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, mais conhecido como crime de homofobia, aumentaram 117% de janeiro a abril em Mato Grosso, na comparação com os meses em 2019. Foram 86 registros, contra 40 em 2019.

 

Os dados são do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e baseados nos registros de boletim de ocorrência.

 

Para o secretário da GECH, tenente-coronel Ricardo Bueno, a aprovação do Supremo Tribunal Federal (STF) da criminalização da homofobia já mostra seus reflexos.

 

Leia também - Alta Floresta realiza ação para identificar vulnerabilidades em população LGBT

 

"A criminalização representa um respaldo jurídico no âmbito da punição de pessoas que cometem crime contra a pessoa LGBT. Houve muita divulgação sobre isso também, então percebemos que as pessoas se sentem cada vez mais encorajadas a procurarem as autoridades e a denunciarem”, explica Bueno.

 

O aumento das denúncias também foi percebido na comparação de 2019 com 2018. Foram 139 crimes motivados pelo preconceito contra a população LGBT, contra 116 em 2018, o que representa um aumento de 14,6%. 

 

Além de poder registrar boletim de ocorrência (BO) em qualquer delegacia de Mato Grosso, os casos de LGBTfobia podem ser denunciados pelos Disques 190 ou 197. (Com informações da assessoria)


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br