Gazeta Digital

Turistas cancelam viagens e as agências oferecem promoções

Otmar de Oliveira

Otmar de Oliveira

Acostumada a sair de Cuiabá várias vezes  por ano para outros estados e países, a advogada Bárbara Monteiro adiou e cancelou viagens em 2020. A insegurança sanitária decorrente da pandemia do novo coronavírus a levou a rever os planos de embarcar para destinos turísticos nacionais. Passeios internacionais também foram repensados com a escalada do dólar perante o real.


Assim como ela, muita gente remarcou passagens este ano, pelos mesmos motivos. O comportamento inseguro dos
consumidores está refletido nos dados de aviação e foi reforçado pelo fechamento de
fronteiras e cancelamento de voos.

 

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no 1º quadrimestre de 2020 o transporte aéreo declinou 36,4% em Mato
Grosso, em comparação com igual período do ano passado. Em todo o país, a demanda por voos domésticos caiu 93% no mês passado, ante abril de 2019, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). As companhias que atendem o mercado internacional registraram redução de 98% na movimentação de passageiros em abril, em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

“O turismo foi o 1º a ser afetado e as perspectivas não são muito boas a curto prazo”, comenta o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur), Omar Canavarros Júnior. No Estado, agências de viagens estão fechadas, com atendimento online aos clientes.

 

Leia matéria completa na edição do Jornal A Gazeta


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br