Gazeta Digital

Mulheres são maioria em 6 das 7 tarefas domésticas em MT

Arquivo-Agência Brasil

Arquivo-Agência Brasil

Das 7 principais tarefas domésticas realizadas pelos moradores de Mato Grosso, 6 têm mulheres como a maioria de suas realizadoras. A constatação faz parte do suplemento Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD). A única categoria em que os homens são maioria é nos pequenos reparos.

 

Foram separadas 7 categorias de afazeres domésticos: preparar alimentos e lavar a louça; lavar roupa e sapatos; pequenos reparos; limpar a casa e o quintal; pagar as contas e contratar serviços; fazer compras e pesquisar preços; e cuidar de animais.

 

Leia também - MT tem potencial para 310 mil pessoas em teletrabalho

 

A maior diferença ocorre nos afazeres ligados à cozinha, como preparar os alimentos, arrumar a mesa e lavar a louça. Enquanto essa atividade faz parte da rotina de 1,2 milhão de mulheres em Mato Grosso, é a realidade de apenas 675 mil homens.

 

Já a menor diferença entre homens e mulher é nos cuidados com os animais, que é rotina para 630 mil homens mato-grossenses e 843 mil mulheres que moram no estado.

 

Segundo a pesquisa, 1,3 milhão de homens e 1,4 milhão de mulheres em Mato Grosso declararam fazer algum tipo de atividade doméstica durante a semana. A principal faixa etária responsável pelas atividades da casa tem idade entre 25 e 49 anos, é mulher e não tem instrução ou não concluiu o ensino fundamental.


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br