'presa fácil' 17.03.2025 | 17h01
Reprodução/ Instagram
Ingrid Guimarães, em entrevista neste domingo, 16, comentou novamente sobre seu descontentamento em um voo comercial da American Airlines entre Nova York e Rio de Janeiro no último dia 8. Ela havia viralizado com um relato sobre o tema na segunda-feira, dia 10.
Segundo a atriz, ela teria sido avisada por um funcionário de que teria que viajar em uma categoria inferior à que tinha comprado, por conta de um problema num banco da categoria superior. Desta forma, ela teria sofrido um “downgrade” na sua passagem. Ao questionar e se recusar, funcionários teriam dito que, caso o fizesse, não poderia mais voltar a viajar com a companhia.
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Na entrevista, ao ser perguntada sobre quais motivos acreditava que teriam feito com que fosse escolhida para perder seu assento, comentou: “Um deles é o tipo de tarifa, uma mais barata. A segunda coisa é: uma mulher viajando sozinha. Mulher, sozinha, brasileira e que não tem o inglês fluente. Nós somos uma presa fácil. Duvido se fosse um homem americano se teriam tirado dessa maneira. O problema não foi me tirar, foi a forma como fizeram.”
Ingrid Guimarães também relembrou outros detalhes do caso: “Já estava com o cinto afivelado, pronta para voar. Eles foram lá: “Nós temos uma notícia ruim: você vai para a econômica”. Por quê? Uma cadeira executiva quebrou e eles escolheram uma pessoa da premium economy, que é a classe entre a executiva e a econômica para sair. Eu falei: Não, eu comprei e vou continuar aqui”. Aí começaram as ameaças. “Se você não sair, nunca mais viaja na American Airlines”.
A atriz relata que foi informada de que, caso continuasse se negando, todos os passageiros teriam que ser retirados da aeronave, e apenas ela não voltaria.
“O funcionário pegou o microfone e falou em inglês: “Todos vão ter que descer do voo porque tem uma passageira que não está contribuindo”. Depois veio o pior, o constrangimento. Todos olhando para mim”, contou.
“Uma mulher que estava na primeira fila, com um bebê de colo, começou a gritar: “É isso mesmo, Ingrid? Vamos ter que descer por um capricho seu?!”. Porque não foi explicado para os brasileiros que eu estava ali sendo arrancada. Falei: “Vou sair”, né? Me senti muito acuada, constrangida, com vergonha e medo. Sensação muito ruim”, concluiu Guimarães.
Mais cedo nesta semana, A American Airlines se pronunciou sobre o ocorrido, afirmando que “se empenha para proporcionar uma experiência positiva a todos os passageiros” e que sentia muito pela experiência de Ingrid Guimarães. Uma pessoa da empresa teria contatado a atriz. “Continuamos investigando o caso para entender todos os seus detalhes”, concluiu a empresa.
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