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Aquiles Rique Reis - A | + A

04.10.2015 | 00h00

O mestre-sala, Fred Falcão

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Ao lançar Fred Falcão e Clarisse Grova - Premonições (independente), seu trabalho mais recente, o compositor Fred Falcão conclui a trilogia iniciada com Fred Falcão Voando na Canção e seguida de Nas Asas dos Bordões.
Como os anteriores, Premonições é bem produzido. Vão vendo: das 17 faixas do álbum, dez são cantadas por Clarisse Grova. Sua voz de cristal, afinada como o quê, dá às canções o toque que as molda definitivamente, como uma linda moldura enquadra e engrandece uma obra de Portinari. Fred Falcão canta cinco, sendo uma em duo com Clarisse, enquanto Claudio Nucci canta uma, ‘Velho Algodão‘ (FF e Carlos Henrique Costa), em homenagem a Dorival Caymmi. Não que Fred seja um cantor, porque ele não é. Ele é um (bom) compositor que canta. Daí ser acertada a iniciativa de se cercar de cantores de ofício.
A produção, direção musical e os arranjos são do inspirado Cristóvão Bastos; a masterização foi executada pelo experiente Luigi Hoffer, um craque.
Contribuindo para que os versos das músicas acrescentem sabor à brasilidade das melodias de Falcão, destacam-se os parceiros Marcello Silva, Carlos Henrique Costa, Luiz Fernando Gonçalves e Paulo César Feital (além de, claro, os citados abaixo nos créditos das canções).
E os instrumentistas? Só fera! Sob a batuta de Cristóvão (que também toca piano) estão João Lira (violão, guitarra e viola de seis cordas), Dirceu Leite (clarinete e flauta), Bebê Kramer (acordeom), Jorge Helder (contrabaixo), Zé Canuto (sax), Marcio André (trompete e flugel), Reynaldo Seabra (trombone) e José Leal (percussão). Todos desfilam soberanos suas aptidões.
Clarisse Grova abre o álbum cantando o bolero  ‘Quase Nua‘ (FF e Claudio Rabello). Violão e acordeom começam. Ao mesmo tempo em que o piano sutil de Cristóvão colore a harmonia, o acordeom de Bebê fica solto, como se o maestro tivesse lhe passado a cifra e dito: sirva-se! E ele foi fundo. Cantado por Clarisse, o cartão de visita não poderia ser melhor.
Piano, clarinete e violão tocam para Clarisse se mostrar emocionada ao cantar ‘Porque Tu És‘ (FF e Arnoldo Medeiros), uma doce canção de amor.
O piano vem. Clarisse canta. Comoventes, apenas os dois levam ao final mais uma bela canção de amor, ‘Minha Paixão‘ (FF e  William Prado). Definitivamente, as canções amorosas são a especialidade de Fred Falcão. Haja sensibilidade.
‘Maria Aninha‘ (FF e Paulinho Tapajós) é um gostoso baiãozinho. Tocada a introdução pelo acordeom, a percussão dá o ritmo, enquanto a viola ponteia, nordestina, e o acordeom resfolega. Brejeira, Clarisse canta.
O piano e um vocalise de Claudio Nucci iniciam ‘Velho Algodão‘. Com seu belo timbre de voz, Claudio arrasa.
Fechando a tampa do CD, ‘Marcha-Enredo‘ (FF e Marcello Silva). Cantada em duo por Fred e Clarissa, permite uma alegoria na qual as alas estão bem harmonizadas, as fantasias são poéticas, a evolução conduz o ritmo das levadas e o estandarte está nas boas mãos do mestre-sala Fred Falcão.


Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4
 

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