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MÊS DE JULHO 07.07.2025 | 14h25

Ager prevê 160 mil embarques e desembarques na rodoviária de Cuiabá durante as férias

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Ager-MT

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A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), dará início nesta quarta-feira (9) a 6ª edição da Operação Férias no Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá, em Cuiabá. A operação segue até sexta-feira (11), com previsão de 160 mil embarques e desembarques neste mês de julho.

 

A ação tem o objetivo de reforçar a fiscalização sobre as empresas de transporte intermunicipal e garantir viagens mais seguras, regulares e confortáveis, especialmente durante o período e férias escolares.

 

Durante esses três dias de operação, serão realizadas checagens como: condições de higiene, conforto e segurança dos veículos, o cumprimento das gratuidades para os idosos e crianças e a verificação das tarifas autorizadas. Além disso, os fiscais também prestarão atendimento direto aos passageiros, orientando sobre direitos e deveres, acolhendo pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

“Esta operação é um importante instrumento de conscientização e comunicação aos usuários sobre os seus direitos no transporte coletivo intermunicipal. Ela também visa proteger e acolher as pessoas que estejam em condições de vulnerabilidade”, afirmou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.

 

“A operação férias é um importante termômetro para aferir a qualidade do serviço de transportes proposto, bem como a impressão do usuário a respeito. A Ouvidoria da Ager busca, desta forma, se aproximar mais do cidadão”, completou o diretor regulador de Ouvidoria e Saneamento, Jossy Soares.

 

Essa operação conta com apoio de órgãos como Procon-MT, Juizado da Infância e Juventude, Policia Militar, Policia Civil e Policia Rodoviária Federal.

 

Embarques durante reforma do terminal

 

De acordo com a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), empresa responsável pela administração do terminal de Cuiabá, os embarques estão temporariamente realocados em razão das obras de reforma em andamento. As empresas CMT, Itamarati, Itanorte, Logtrans, Juína e Novo Horizonte estão embarcando no piso superior; as demais empresas, no piso inferior.

 

A Ager recomenda que os passageiros verifiquem previamente o local de embarque informado no bilhete e cheguem com antecedência mínima de 30 minutos ao terminal para evitar contratempos.

 

Orientações para uma viagem tranquila

1-    Antecipe a aquisição das passagens (compras nos guichês, canais e plataformas oficiais de venda);
2-    Atenção aos documentos obrigatórios para o embarque, especialmente para crianças, adolescentes e pets;
3-    Atenção ao volume de bagagens permitidas para cada passageiro (até 5 kg bagagem de mão e até 30 kg para a despachada);
4-    Antecipe a chegada ao Terminal Rodoviário de Cuiabá em, pelo menos, 30 minutos do horário previsto para o embarque.  

Fale com a Ager-MT

 

Para sugestões, reclamações, elogios e denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 e (65) 9 9675-8719 – WhatsApp.

 

Informações sobre os serviços de transporte interestadual podem ser obtidas com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pelo telefone 166. 

 

Para informações sobre serviços, operadoras de transporte, destinos, horários e tarifas, os usuários podem consultar o site do Terminal Rodoviário pelo site www.rodoviariadecuiaba.com.br

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