Publicidade

Cuiabá, Sábado 06/09/2025

Cidades - A | + A

até 3 presentes por pessoa 10.12.2024 | 15h00

Compras de fim de ano devem movimentar quase R$ 1 bilhão em Mato Grosso

Facebook Print google plus

Reprodução

Reprodução

As festas de fim de ano são bastante aguardadas por consumidores e empresários. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), 52% dos mato-grossenses pretendem comemorar tanto o Natal, quanto o Ano Novo. As datas consideradas são as melhores para o calendário de vendas, e estima-se que sejam injetados mais de R$ 938 milhões no comércio e no setor de alimentação durante o período de fim de ano.

 

No Ano Novo, a busca por eventos sociais e fora de casa é maior que no Natal, no entanto, a grande maioria dos entrevistados afirma que deve passar as duas datas comemorativas em reuniões familiares, o que pode se transformar em uma oportunidade aos pequenos negócios para focarem em produtos para ceias, decorações e itens que promovam celebrações em casas.

 

Leia também - Motorista é preso por transportar material irregular para garimpo na fronteira de MT

 

“Neste ano, nós podemos verificar que as compras para o final de ano sofreram uma queda de 50% em relação ao resultado da pesquisa que fizemos no ano passado, pois os consumidores se anteciparam já nas promoções da ‘Black Friday’. A gente também percebeu que os entrevistados estão buscando por produtos e mão de obra voltados para reformas no lar, que servirá para receber as visitas nestas festividades”, afirma a analista Técnica do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, responsável pela pesquisa.

 

Presentes

Mais de 70% dos entrevistados têm preferência pela compra de forma presencial. Neste ano, os consumidores pretendem levar entre 1 a 3 itens para presentear pessoas próximas, como amigos ou familiares. Conforme apontam os dados, as lojas físicas podem apostar em promoções para atrair clientes interessados e pessoas indecisas.

 

As lojas de vestuário (80%), brinquedos (44%) e perfumaria (23%) terão destaque neste final de ano, como revela a pesquisa sobre a intenção de compra dos mato-grossenses. O levantamento também aponta que 38% dos consumidores devem investir em roupas novas para as reuniões de final de ano, o que pode elevar o lucro dos comerciantes.

 

Cerca de 47% das pessoas que vão sair às compras nas próximas semanas darão preferência aos estabelecimentos que oferecerem promoções e descontos nos itens à venda.

 

Para o gestor de Varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, o período de final de ano é um dos mais esperados pelos pequenos e médios negócios e, portanto, requer uma abordagem estratégica e inteligente. “O foco principal deve ser um planejamento comercial que integre gestão de estoque, precificação e um marketing digital assertivo. É fundamental que estes negócios mapeiem quais os produtos mais demandados para este período e realizem promoções criativas e que conquistem o consumidor, fazendo com que não seja apenas uma ‘compra de natal’, mas, sim, uma solução para o cliente”, afirma.

 

Comportamento

O tradicional “peru de natal” ainda é o prato favorito das festividades de 40% consumidores no estado, seguido pelas cervejas (35%) e champanhe (33%). Mais da metade dos entrevistados pretende participar de alguma dinâmica de “amigo secreto”, geralmente realizada no final do ano.

 

Em comparação ao ano passado, 52% dos consumidores acreditam que vão desembolsar valores a mais nas compras de final de ano, ainda que haja cautela por parte da maioria na hora de levar os produtos para a casa.

 

Sobre a pesquisa

Para a realização da pesquisa, foram ouvidas 1084 pessoas maiores de 18 anos, residentes em Mato Grosso, entre os dias 25 de outubro e 12 de novembro. Para ler o relatório completo, basta clicar no link.

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

Na última semana do Agosto Lilás, foi barrada a CPI do Feminicídio na Assembleia. O que você acha disso?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Sexta-feira, 05/09/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.