Publicidade

Cuiabá, Domingo 11/01/2026

Cidades - A | + A

15.08.2010 | 03h00

Cuiabá tem 217 igrejas cadastradas

Facebook Print google plus

Em Cuiabá existem 217 igrejas registradas na Prefeitura, mas o número total de unidades é desconhecido. Algumas igrejas centralizam a administração e, mesmo com várias unidades, consta apenas uma vez no cadastro. Trabalhando com os dados oficiais, é uma instituição para cada 2,3 mil habitantes. A valorização das pessoas pelo lado espiritual fez com que uma nova "guerra santa" fosse estabelecida. Nesta luta por fiéis, as armas utilizadas são as estratégias de marketing. Alguns acreditam na proliferação dos princípios por meio de atividades sociais e outros montam verdadeiras fábricas de milagres.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira tem 73,57% de católicos, 15,41% de evangélicos e 7,35% apresentam-se como sem religião. Durante 3 semanas, a reportagem ouviu representantes de várias religiões, fiéis e frequentou vários cultos na Capital.

A busca pelo envolvimento e convencimento das pessoas foram constatados logo na primeira semana, em uma igreja da área central, que nos dias mais movimentados chega a ter 600 pessoas no salão de cerimônia. O pastor usa várias técnicas para dar vida às palavras. Nos cultos, fiéis levantam as mãos e em gestos emocionados mostram estar em uma espécie de transe.

As músicas são alegres e em ritmo de forró. Para ninguém dispersar, o pastor usa termos comuns às festas de rodeio. No meio do apresentação, ele surpreende as pessoas com um "Vambora irmãos", "vixi" e "eita". Uma das fiéis fica tão envolvida que pede para ir ao palco dançar com o líder espiritual, que faz coreografias e pede motivação.

Quando começam as orações, uma trilha sonora solene toma conta do ambiente. Outros pastores começam a transitar pelos corredores e aproximam-se dos mais emocionados. Eles colocam as mãos sobre a cabeça dos fiéis e fazem orações direcionadas.

Em seguida, o pastor explica a importância do dízimo e diz que este mês a pessoa realmente devota pode doar 30% do salário. Ele ressalta que o acréscimo é opcional (o corriqueiro é 10%), mas garante que quem contribuir terá a multiplicação dos 70% que ficaram.

Outros produtos, como óleos e toalhas, também são oferecidos, tudo com um custo. O líder argumenta que o óleo tem poder curativo e basta passar um pouco sobre o ferimento que sara.

No final do "show da fé", ele pede para as pessoas passarem pela porta de luz. A estrutura é de madeira e tem um valor simbólico muito forte. Os membros da igreja passam pelo arco carregando contas, documentos, fotos e exames médicos. Cada artigo representam uma benção que desejam alcançar. A porta é uma passagem para transformação em uma nova criatura, deixando para trás os problemas que afligem o cotidiano.

O palco também é tomado por algumas pessoas, que narram as melhorias conseguidas.

Poucos membros e muita fé - Na sede estadual da Igreja Pentecostal Evangélica de Cristo, entre as avenidas Mato Grosso e a Tenente Coronel Duarte, está o pastor Domingos. Em uma conversa informal, ele disse que tem 12 membros na instituição. Os cultos são marcados para às 19h, mas o líder pode adequar o horário conforme os participantes. Ele relata que abre todos os dias o local.

O mesmo entusiasmo que ele prega para 100 pessoas, ele administra para 2. Já chegou dia de ter apenas uma pessoa na sala, mesmo assim, a celebração aconteceu normalmente. O pastor alega que muitas pessoas passam pedindo orações ou querem parar para conversar, pedir algum conselho ou apenas desabafar. Por este motivo, ele não desiste e é tido como exemplo de perseverança.

Domingos não é formado em Teologia, mas participa de cursos sobre o tema 2 vezes por semana.

Fiéis - Os frequentadores da igrejas relatam milagres e mudanças na vida depois que passaram a "viver na crença". Valdemir Roberto da Conceição, 33, é cadeirante e conta que conseguiu o conforto na Igreja Assembleia de Deus. Ele relata que desde criança frequenta os cultos, mas durante a adolescência abandonou as atividades para saber sobre as "coisas do mundo". Neste período, entre os 15 e 22 anos, se envolveu em uma briga e alguns dias depois foi atingido por um tiro na coluna e perdeu a mobilidade das pernas. Já no hospital, os pastores e "irmãos" da instituição foram prestar solidariedade e fizeram ações para arrecadar dinheiro e ajudar no tratamento.

Valdemir fala que presenciou e participou de vários atos que envolviam prostituição, drogas e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Às vezes, os amigos da igreja faziam visitas, mas como estava envolvido com outro grupo, não aceitava o convite.

Devido a conduta, o rapaz perdeu o emprego, a namorada e a credibilidade dos parentes. Agora, que retornou aos cultos, percebe que fez errado, mas vê a esperança na Bíblia em Eclesiastes, capítulo 3: "Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu".

Valdemir argumenta que espera o tempo de Deus e não o culpa pela situação. O que aconteceu, segundo o fiel, foi reflexo das ações dele.

A cura também esteve nas orações da telefonista Cleusa Martins, 42. Ela trabalha como telefonista na Igreja Mundial do Poder de Deus e diz que chegou à instituição depois de receber um milagre. Hoje, ela faz orações por telefone com os fiéis.

A mulher conta que foi desenganada pelos médicos. Os profissionais disseram que ela estava com 3 vértebras degeneradas e precisava de uma cirurgia. O procedimento era perigoso e a paciente podia até perder o movimento. Ela diz que sentia muitas dores e não conseguia nem dormir. Queixava-se da situação e o marido respondia: "Você precisa mais de Deus no coração".

A fiel já era evangélica, mas diz que foi abençoada no dia que entrou na instituição. Ela argumenta que pediu a cura com toda a força que possuía e as dores foram reduzindo, até sumirem. Depois da graça, ela abandonou o emprego no comércio para se dedicar à religião. Ela conta que as pessoas ligam com situações semelhantes e só o fato de contar a história dela, já serve de estímulo para os outros continuarem acreditando em milagre.

Em busca do milagre - O aposentado Alan Guedes Costa, 74, tem uma doença grave que atingiu os rins. Ele não consegue andar direito e quando começa a conversar, para subitamente e passa balbuciar gemidos de dor. Ele pede orações para os "irmãos" e disse que procurou assistência médica, mas como não tem dinheiro, não pode pagar pelo tratamento. O profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) disse que vai receitar apenas remédios para dor. A convicção do idoso é impressionante e Alan é questionado até por membros da família, que pedem para ele ficar em repouso e não sair para o culto.

Grande Templo - A estrutura do Grande Templo tem capacidade para mais de 2 mil pessoas sentadas. O local é como um grande ginásio, com bancos de madeira pregados no chão e nas arquibancadas. Nas quartas-feiras, o culto costuma lotar e atrair até pessoas que não são da religião. A administradora de empresas Marquilene Souza está presente toda semana. Ela relata que congrega em outra instituição, mas os sermões sempre trazem tranquilidade.

Um dos pontos que fazem as pessoas não converterem totalmente à religião é a rigidez das regras. As mulheres andam com saias longas, não podem cortar os cabelos ou passar maquiagem. Marquilene acredita que a pessoa precisa ter noção quanto ao vestuário para não expor o corpo, mas a doutrina é coisa do homem.

Força Jovem - A igreja Sara Nossa Terra acredita na expansão pela força da juventude. A pastora Leila da Silva Furquim Santos afirma que 80%, dos 600 frequentadores, estão nesta faixa etária.

Nos cultos, há a valorização da música, que tem a letra passada em um telão, junto com as partes da bíblia utilizadas na pregação, para ninguém ficar deslocado. A banda é profissional e a acústica do ambiente foi favorecida por uma espécie de isolamento da bateria.

A pastora explica que a igreja oferece cursos para líderes e novos pastores. Os líderes formam células, que são pequenos grupos de oração, realizadas uma vez por semana. Cada grupo tem uma característica. Existe os de jovens, casais, mulheres e famílias. A igreja oferece também cursos de teatro, dança e artes marciais para atrair os jovens a instituição.

Católica - O vigário geral da Arquidiocese de Cuiabá, Deusdédit Almeida, explica que a busca pelo espiritual é fenômeno contemporâneo. Ele disse que a proliferação de religiões é um efeito do processo e apenas as sérias permanecerão.

Almeida argumenta que falta para algumas pessoas discernimento. Elas acreditam que Deus está a serviço delas e não se colocam a serviço de Deus. A situação gera uma indústria de milagres. Muitos realmente acontecem devido a fé das pessoas e não por um guia espiritual.

Outro problema é a carência dos serviços públicos de assistência em saúde, educação e geração de renda. "As pessoas querem uma solução prática e procuram Deus como última esperança".

Os rituais da igreja mantém o mesmo cronograma e poucas alterações foram acrescentadas nos últimos anos. O frentista Willian César fala que sempre foi católico e não se sente bem em outro lugar. Ele argumenta que sente segurança e confiabilidade na instituição e já ingressou o filho, de 13 anos, nas atividades de catequese. "Fico mais tranquilo porque dentro da igreja ele fica mais protegido do contato com as drogas e criminalidade".

Luterana - O pastor Teobaldo Witter diz que a Igreja Luterana não tem o objetivo de encher os cultos "porque não disputa almas". Quanto as estratégias usadas pelas igrejas, ele argumenta que dizer aos fiéis que uma instituição é a única forma de salvação não é ético. Witter esclarece que todos são abençoados e existe igualdade nos critérios para uma pessoa conseguir a salvação.

O líder afirma que as pessoas têm problemas reais, que são agravados pela falta de recursos financeiros e informação. Desta forma, acabam se tornando alvo fácil de religiões sem boas intenções.

Testemunhas de Jeová - O Estado tem cerca de 7 mil adeptos da religião Testemunha de Jeová. Conforme o ancião, Joaquim Dias, o trabalho desenvolvido pelos fiéis é de porta em porta.

Ele esclarece que o objetivo é fazer com que as pessoas aprendam a interpretar a Bíblia e para isto oferecem cursos gratuitos, tanto presenciais como on line.

Na religião, eles não praticam a fala em línguas. O artifício, segundo Dias, é usado de maneira indiscriminada. O ancião argumenta que na Bíblia, quando as pessoas falavam em línguas, todos compreendiam e o ato de balbuciar expressões sem sentido não condiz com as escrituras.

Na ocasião, Deus queria que todas as pessoas, de diferentes idiomas, pudessem entender a palavra, o que hoje não é necessário porque há tradução da Bíblia em todas as línguas conhecidas.

Outra diferença da religião, diz respeito aos meios de pregar. Dias relata que não usam televisão ou rádio, pois acreditam que a ação precisa ser individualizada.

Formação - O tempo necessário para formação de um sacerdote ou guia espiritual é entre 3 e 15 anos, dependendo da religião. Entre as exigências está o conhecimento pelo menos básico de filosofia e teologia. Nas igrejas católicas e luteranas, o responsável pelas cerimônias precisam ter graduação em Teologia. Primeiro, fazem o ensino regular nas escolas e depois passam pelo curso superior, que tem duração de 5 anos.

O pastor Teobaldo, da Igreja Luterana, fala que depois dos estudos, o candidato passa por um vestibular e os escolhidos são encaminhados para uma espécie de "residência" de 2 anos, na qual acompanham o trabalho de um pastor já atuante.

Depois do período, ele passa por avaliações teóricas, psicológicas, bem como a análise do anfitrião da paróquia onde fez o estágio. O pastor relata que após formado, o sacerdote pode casar e continuar na função. Tanto homens como mulheres podem ter a formação pastoral. Os pastores moram em casas cedidas pela igreja e recebem um recurso, chamado de subsistência pastoral.

Já na Igreja Católica, apenas homens podem celebrar a missa. Os padres ficam em um Seminário até a formatura. O vigário geral de Cuiabá Deusdédit Almeida fala que quando começam a ministrar as missas, os padres passam a receber uma ajuda de custo, que é de no máximo 2 salários mínimos para manutenção dos gastos pessoais.

A Igreja Evangélica Sara Nossa Terra oferece o curso para formação de líderes e pastores. Para participar dos trabalhos, a pessoa precisa estar há 3 anos na instituição. Os critérios usados na seleção são coração, fruto e serviço. A pastora Leila conta que a pessoa deve ter boas intenções, trabalhos sociais e também atuar na multiplicação dos fiéis.

Os Testemunhas de Jeová têm como guia o ancião. Ele é responsável pelos cultos e chega até o cargo por meio de dedicação e conhecimento da Bíblia.

Durante a operação da matéria, a reportagem procurou, por várias vezes, representantes da Assembleia de Deus e Igreja Mundial do Poder de Deus, mas não foi atendida.

Dízimo

Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

2 Coríntios 9:7

E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria.

Lucas 17:6

Milagres

Então, Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.

João 4:48

Falsos pastores

Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho; a espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.

Zacarias 11:17

Humanidade

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Mateus 22:37-39

Gastos financeiros

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

Lucas 12:15

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

Esta semana, um deputado criticou veto presidencial e disse que a medida foi aprovada pelo Congresso, que representa o ‘povo. De modo geral, você se sente representado por quem elegeu?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Domingo, 11/01/2026

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.