Publicidade

Cuiabá, Terça-feira 09/09/2025

Cidades - A | + A

LEVANTAMENTO 20.05.2025 | 16h10

Quase metade da população vai às compras e Dia dos Namorados deve girar R$ 137 milhões em MT

Facebook Print google plus

Divulgação

Divulgação

Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que o Dia dos Namorados – celebrado em 12 de junho – vai muito além de uma data comemorativa para casais. Em 2025, cerca de 46% da população no estado devem ir às compras na última grande data comercial do primeiro semestre e a estimativa de movimentação financeira é de R$ 137 milhões na economia local.

 

Especialistas destacam que os setores de comércio varejista e serviços serão os mais impactados. Dois terços dos consumidores indicaram que vão adquirir presentes. Perfumes (63%), chocolates (35%), roupas e acessórios (27%) e flores (16%) estão no topo das preferências. Outros 13% dos entrevistados vão investir em jantares, cinema e viagens com seus companheiros. O restante vai combinar as duas formas e conciliar produtos com experiências especiais.

 

Leia também - Exame descarta possível caso de gripe aviária em cidade no interior de MT

 

De acordo com a analista técnica do Sebrae Mato Grosso, Marielly Fonseca, o apelo emocional do Dia dos Namorados é fundamental para alavancar a captura de clientes e o faturamento. “Essa data influencia o comportamento do consumidor, que fica propenso a gastar mais. Para explorar todo o potencial da comemoração, a melhor estratégia é preparar ambientes temáticos e experiências sensoriais, como decorações e vitrines que capturem a atenção”.

 

Embora o ticket médio de gastos com produtos e serviços relacionados ao dia 12 de junho seja de R$ 430, mais da metade dos consumidores vai destinar cerca de R$ 350. Segundo a pesquisa, 45% dos casais vão fazer pesquisas de preço antes da compra. No processo de decisão, a qualidade do produto e as promoções são os principais fatores de influência.

 

“A aposta em ofertas e combos é decisiva para cativar o consumidor e o estimula na decisão de compra. Além disso, as empresas de diferentes segmentos podem investir em parcerias para essa data especial. Por exemplo, restaurantes podem se unir a floriculturas ou lojas de presentes para criar combos integrados para aumentar o engajamento e gerar valor”, comenta a especialista em marketing.

 

Para se ter ideia, quase 60% dos respondentes afirmaram que ofertas atrativas podem fazê-los mudar de ideia em relação na hora da compra de um determinado item. O cenário é decorrente da instabilidade econômica que afeta as finanças da população. Mesmo com cifras expressivas, a estimativa de incremento na economia caiu 43% no comparativo com 2024. Já a intenção de compra retraiu 3 pontos percentuais.

 

Oportunidades para empreender

O publico diversificado que pretende comemorar o Dia dos Namorados abre caminhos para que os pequenos negócios adaptem seus produtos, serviços e preços à realidade local para ganhar receitas. Conforme o estudo, 4 em cada 10 casais devem realizar as compras na véspera do Dia dos Namorados – o que reforça a importância de ações promocionais e de comunicação, sobretudo na reta final.

 

Na visão da gestora de pesquisas temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o empreendedor deve expandir os canais de pagamento para atender todos os clientes. “Outro ponto de destaque é valorize o atendimento personalizado. Muitas vezes, o diferencial competitivo do pequeno negócio é o cuidado para com o cliente e a escuta ativa para melhorar a sua experiência”, diz.

 

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre os dias 1º e 30 de abril de 2025, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 996 residentes, maiores de 18 anos. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

Está em pauta no STF o pagamento de até 6 meses de pensão pelo INSS a vítimas de violência doméstica afastadas do trabalho. Você concorda com a medida?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Domingo, 07/09/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.