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ATENDENTES DO CIOSP 16.09.2025 | 18h15

Trabalhadores esperam pagamento e prometem greve a partir de quarta

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Divulgação

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A paralisação dos servidores do teleatendimento dos canais de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) e Disque Denúncia da Polícia Civil (197) foi adiada para esta quarta-feira (17). O Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos do Estado de Mato Grosso (Sinttel-MT) informou que a empresa ZDAT Teleatendimento, que presta o serviço para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp-MT), se comprometeu a realizar os pagamentos ainda nesta terça-feira (16).

 

Reportagem do apurou que os sindicalizados se reuniram em assembleia novamente na noite de segunda-feira (15) e decidiram aguardar até o fim de terça-feira (16), informados de que a empresa se comprometeu em realizar o repasse até o fim do dia. O Sinttel formalizou o indicativo de greve via email para a empresa.

 

“Contudo, caso não haja o pagamento no prazo estabelecido, informamos que a partir do dia 17/09/2025 os trabalhadores paralisarão as atividades laborais por prazo indeterminados, conforme previsto no edital de comunicado de greve publicado no dia 12/09/2025. No aguardo de providência e breve retorno”, diz trecho do comunicado assinado pela diretora do Sinttel-MT, Lucênia Casteliano Matias.

 

Os trabalhadores, que são responsáveis pelo atendimento das ocorrências de emergência de todo o Estado de Mato Grosso, ainda não receberam o salário deste mês e afirmam que os pagamentos sempre passam por atrasos mensalmente, além de pagamentos parcelados de vale-alimentação e benefícios.

A reportagem apurou que a ZDAT já enfrenta um segundo processo administrativo sancionatório, onde a empresa é notificada a entregar relatórios suas atividades e produtividade com um prazo para responder a questionamentos no âmbito da Sesp. Devido ao atraso alarial, outro procedimento administrativo foi instaurado e novamente a empresa foi notificada a prestar as informações, sob penalidades de sanção, multa e até rompimento de contrato e chamamento da segunda empresa vencedora da licitação.

 

O tentou contato novamente com o representante da empresa por distintos canais e até o momento não obteve retorno. Um dos contatos da reportagem foi bloqueado pelo representante da ZDAT. O outro não foi respondido.

 

A reportagem consultou novamente a Sesp-MT, que garantiu ter feito os pagamentos a empresa e posicionou que tem feito cobranças para que a empresa repasse os valores aos funcionários.

 

"A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) informa que o Governo do Estado realiza os pagamentos à empresa em dia, conforme estabelecido em contrato. A empresa já foi notificada para regularizar a situação", diz a nota na íntegra.

 

O caso

Desde a última quarta-feira (10) os trabalhadores do teleatendimento de emergência dos canais 190, 193 e 197 ameaçam paralisar as atividades devido aos recorrentes atrasos nos salários, em especial o não pagamento do salário deste mês. Um indicativo de greve foi aprovado após assembleia com previsão de paralisação nesta terça (16).

 

Os servidores são contratados da empresa ZDAT - Teleatendimento e Serviços, que presta serviços à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp-MT), e atendem ligações da população à Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, para direcionar as ocorrências do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso - CIOSP/SESP.

 

O primeiro contato é feito por estes atendentes, que registram a ocorrência, interpretam as informações fornecidas pelo cidadão e redigem o relato no sistema.

 

No caso do Polícia Militar, é feito o registro e a triagem, a ocorrência é encaminhada para análise e despacho interno pelos policiais. No atendimento do Corpo de Bombeiros, a abrangência é ainda maior, pois são atendidas chamadas de todo o Mato Grosso, e não apenas Cuiabá e Várzea Grande. Já em relação à Polícia Civil, o procedimento também envolve todo o estado. Somente após esse trabalho inicial é que os policiais militares, civis ou bombeiros têm acesso ao registro para dar seguimento à ocorrência.

 

Em 8 de setembro o Ciosp emitiu nota aos trabalhadores informando que a empresa ZDAT foi notificada pelo atraso no pagamento de salário e vale-alimentação que deveriam ser quitados até o dia 5.

 

“Informamos ainda que mensalmente esta fiscalização tem cobrado uma posição da empresa quantos aos reincidentes atrasos, o que gerou o primeiro processo em que fora enviado o relatório trimestral da execução contratual, com todas as notificações, que está na fase de cálculo da multa por irregularidade contratual”.

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