INTERNACIONALIZAÇÃO 27.11.2025 | 14h48

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Divulgação
Com o objetivo de apoiar o ingresso dos pequenos negócios mato-grossenses no mercado internacional, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) assinaram, na segunda-feira (24), o termo de convênio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em evento realizado na sede da Famato, em Cuiabá.
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A cerimônia contou com a presença do diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro, além de autoridades como senadores, deputados e secretários de governo.
Ao todo, 100 empresas serão selecionadas por edital, e as atividades vão começar em janeiro de 2026. O programa irá oferecer um acompanhamento técnico gratuito, composto por diagnóstico empresarial, consultorias especializadas e elaboração de um plano de exportação com foco em competitividade e inovação. Serão destinados cerca de R$ 2 milhões para o projeto, que terá duração de dois anos.
Para ampliar a diversidade das empresas participantes, serão selecionados 50 pequenos negócios da região metropolitana de Cuiabá, 25 da região norte e 25 da região sudeste do estado, garantindo uma atuação descentralizada e alinhada às vocações econômicas de cada território.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destaca a parceria entre as instituições. “Esse projeto simboliza o resultado dos interesses coletivos e a união do ecossistema empreendedor do nosso estado. Mato Grosso possui uma nova fronteira econômica que é constituída por diversos segmentos, sobretudo a industrialização das cadeias produtivas internacionais, tendo os pequenos negócios como base”, afirma.
O presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, ressalta a força econômica do estado. “Cerca de 40% do comércio exterior mundial está na Ásia e, no final deste ano, iremos assinar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Estes avanços reforçam a necessidade de concentrarmos esforços na capacitação das nossas empresas para a exportação. Mato Grosso precisa estar preparado para atender novos mercados, e essa parceria com a Apex irá contribuir diretamente para esses objetivos”, pontua.
Segundo o ministro Carlos Fávaro, o Brasil tem ampliado sua presença no comércio internacional. “Em três anos, abrimos 491 novos mercados. Nossa meta é alcançar 500, e os resultados têm sido muito favoráveis, possibilitando crescimento e desenvolvimento econômico. Com as iniciativas e parcerias apresentadas hoje, não tenho dúvidas de que o setor econômico e o nosso povo têm muito a ganhar”, declara.
O evento também marcou a inauguração do escritório Apex Brasil na capital, que funcionará na sede da Famato.
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