Publicidade

Cuiabá, Segunda-feira 22/06/2026

Política de MT - A | + A

só em datas importantes 22.06.2026 | 14h35

'As atividades não me permitem ir', diz Abilio sobre redução de visitas à Câmara

Facebook Print google plus

Emanoele Daiane

Emanoele Daiane

Mesmo diminuindo drasticamente suas visitas à Câmara de Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini (PL), negou qualquer afastamento entre ele e os vereadores. O gestor garantiu que continua frequentando o Legislativo e afirmou que sua presença passou a ser direcionada às votações de projetos considerados mais relevantes para a administração.


Em entrevista à imprensa, o prefeito afirmou que a mudança ocorre porque o Executivo já não encaminha “propostas polêmicas” e que sua agenda atual o impede de participar das sessões, algo diferente do que foi no início do mandato.


“Eu fui lá essa semana, durante as sessões. As atividades não me permitem ir a todas as sessões. Eu vou quando a gente tem projetos importantes para serem votados. Quase sempre eu estou lá nos projetos importantes. Então nós não temos ainda um projeto que precise ir à Câmara fazer uma explicação muito sólida para os vereadores”, explicou.


O prefeito destacou que os projetos enviados recentemente tratam de temas mais administrativos e possuem menor grau de controvérsia, como o aumento das multas para corte irregular de árvores e alterações na legislação para desvincular a emissão do Habite-se do alvará comercial.


Abilio afirmou, no entanto, que sempre faz questão de comparecer pessoalmente quando a matéria exige maior convencimento político ou esclarecimentos técnicos aos parlamentares.


“Projetos que precisam de um pouco mais de atenção, um pouco mais de explicação, aí eu faço questão de ir lá explicar”, declarou.


O prefeito também lembrou que, nos primeiros meses da gestão, a presença constante na Câmara era motivada pelo grande volume de propostas consideradas polêmicas, cenário que, segundo ele, mudou com o avanço da administração.


“No começo do mandato tinha muitos projetos polêmicos que a gente estava votando lá. Aí eu ia com mais frequência à Câmara explicar esses projetos. Hoje a gente não tem tanto esses projetos”, pontuou.


Por fim, Abilio afirmou que continua mantendo diálogo com os vereadores e que sua presença no Legislativo deixou de ser notícia justamente porque se tornou comum.


“Na semana passada eu estive na Câmara, chamei a Samantha para almoçar, conversei com os vereadores. Semana retrasada participei de duas audiências públicas. Acontece que agora o pessoal não está dando mais tanta atenção porque já virou normal eu ir. No começo era uma surpresa, agora é normal”, concluiu.


No início desse ano, a presidente da Casa, vereadora Paula Calil (PL), afirmou em um podcast que a presença excessiva do gestor nos corredores incomodava alguns vereadores e que iria convencê-lo a diminuir visitas. Em fevereiro, o prefeito protagonizou um bate-boca com a vice-presidente do parlamento, vereadora Maysa Leão (Republicanos), o que acabou provocando um afastamento temporário.

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Publicidade

Edição digital

Segunda-feira, 22/06/2026

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.