ENTENDA ACORDO 23.06.2026 | 09h00

fred.moraes@gazetadigital.com.br
Montagem GD
Um dia após aparecer em uma foto junto a outros 13 vereadores em um jantar na casa da presidente da Câmara Municipal, Paula Calil (PL), o vereador Dilemário Alencar (União Brasil) garantiu que o encontro não o retirou da disputa pela Mesa Diretora biênio 2027/2028. Em entrevista ao
, Dilemário explica que a aproximação com o grupo político liderado pela atual presidente faz parte de uma estratégia para "fortalecer" sua candidatura.
Segundo Dilemário, o entendimento foi construído ao longo de reuniões realizadas desde o início deste mês e teve como primeiro objetivo discutir a nova data de eleição da Mesa Diretora, para o dia 5 de novembro.
O acordo prevê que ele e a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) ajudem Paula Calil a reunir os 18 votos necessários para alterar o Regimento Interno da Câmara e permitir que ela dispute um novo mandato consecutivo na presidência. Caso o quórum não seja alcançado até o dia 15 de julho, os 12 integrantes do grupo passarão a apoiar a candidatura de Dilemário ao comando do Legislativo municipal.
“Entendemos que esse acordo pode viabilizar minha eleição para presidente. Além disso, fui incentivado a continuar conversando com os vereadores para apresentar minhas propostas para o biênio 2027/2028”, afirmou ao
, nesta terça-feira (23).
Para Dilemário, a composição representa um movimento estratégico dentro da disputa. “Não se vence uma disputa pela Mesa Diretora sem composição e estratégia. Entendo que esse posicionamento meu e da Baixinha é uma estratégia que pode nos levar à vitória, pois são necessários, no mínimo, 14 votos para a eleição do futuro presidente da Câmara Municipal”, concluiu.
O grupo da atual presidente da Câmara é composto pelos vereadores Adevair Cabral (SD), Demilson Nogueira (PP), Marcus Brito (PV), Samantha Iris (PL), Tenente-Coronel Dias (Cidadania), Rafael Ranalli (PL), Cezinha Nascimento (União Brasil), Kássio Coelho (Podemos), Wilson Kero Kero, Mário Nadaf (PV) e Marcrean Santos (MDB).
O jantar
Como noticiado pelo
, na noite de segunda-feira (22), o grupo de Paula reuniu na casa da vereadora para discutir seu projeto à reeleição. Além dos vereadores, estiveram no local o prefeito Abilio Brunini (PL) e o presidente estadual do Partido Liberal, Ananias Filho.
O vereador Mário Nadaf apresentou uma proposta para que a eleição da mesa seja realizada em 5 de novembro. A ideia tem apoio da base do prefeito, contudo independentes e oposicionistas são contra, porque esse longo prazo beneficiaria o grupo de Paula, que teria mais tempo para conseguir os quatro apoios faltantes para a mudança de regimento.
Publicidade
Publicidade
Milho Disponível
R$ 66,90
0,75%
Algodão
R$ 164,95
1,41%
Boi à vista
R$ 285,25
0,14%
Soja Disponível
R$ 153,20
1,06%
Publicidade
Publicidade
O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.