Publicidade

Cuiabá, Sábado 04/10/2025

Colunas e artigos - A | + A

04.10.2025 | 09h51

Realidade virtual, IA e o futuro do design corporativo

Facebook Print google plus

Márcia Oliveira

Divulgação

Divulgação

Que a realidade virtual é um fato e veio pra ficar, é inegável. Recentemente tive a oportunidade de estar por quatro dias em uma feira de negócios focada no agro, a GreenFarm, e percebi o quanto a tecnologia já deixou de ser uma tendência distante para se tornar uma realidade concreta.

Durante estes dias, visitantes e clientes passaram pelo estande e puderam ver, de perto, como a inovação está cada vez mais presente no agronegócio. Um setor que, embora tenha suas raízes no campo, hoje se conecta a diversos segmentos da cadeia produtiva – inclusive o design corporativo.

O que quisemos mostrar é que o agro não acontece apenas na lavoura, mas também dentro dos escritórios, nas salas de reunião, nos espaços de convivência e nas estações de trabalho. É nesses ambientes que muitas decisões estratégicas são tomadas e o design tem papel essencial para estimular produtividade, bem-estar e criatividade.

A grande novidade da Neomóbile foi a utilização da realidade virtual como ferramenta de apresentação. Quem visitou nosso estande pôde caminhar por projetos em escala real antes mesmo de eles saírem do papel. O impacto foi imediato: a experiência imersiva não só encantou os visitantes, mas também mostrou como a tecnologia se torna uma aliada do nosso processo comercial, oferecendo mais segurança e clareza na tomada de decisão.

E isso é apenas o começo. A inteligência artificial e as tecnologias imersivas vieram para ficar. No design corporativo, elas vão transformar desde a concepção até a entrega dos projetos. Vejo a IA como uma parceira estratégica: com ela, será possível otimizar processos, personalizar ainda mais as soluções e antecipar cenários que antes dependiam apenas da imaginação.

Outro ponto que me marcou na GreenFarm foi a presença feminina. Na sexta-feira, penúltimo dia do evento, praticamente todas as palestras foram conduzidas por mulheres, um reflexo da força e da representatividade que conquistamos dentro de um setor historicamente masculino. É inspirador ver como o agro se abre para novas vozes, olhares e lideranças.

Posso dizer que saí da feira com a certeza de que estamos alinhados ao futuro. O agronegócio já é sinônimo de inovação e tecnologia – e o design corporativo faz parte dessa transformação. Investir em soluções que unam funcionalidade, estética e tecnologia já eram marcas de quem quer se destacar, mas depois do que eu vi, vejo que são necessidades. A lição aprendida é que é precisamos estar prontos hoje para o amanhã.

Márcia Oliveira é empresária e diretora da Neomóbile.

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Publicidade

Edição digital

Sexta-feira, 03/10/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.