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sala multiseriada 27.02.2022 | 16h45

Seduc orienta 'juntar' turmas de séries diferentes nas escolas do campo

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Otmar de Oliveira

Otmar de Oliveira

Uma nova orientação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem causado revolta entre os profissionais da educação. É a volta das turmas multiseriadas, ou seja, turmas de anos diferentes dividindo a mesma sala, mas aprendendo conteúdos diferentes.

 

O tema foi um dos pontos discutidos na audiência com o secretário da Educação, Alan Porto, na Assembleia Legislativa na quinta-feira (24). Segundo o representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), só serão unidas turmas em que o número de alunos é muito baixo, com um ou dois estudantes.

 

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Porém, denúncia recebida pelo mostra que e-mail encaminhado pela Seduc, a orientação é que as turmas que não atingirem 20 alunos devem ser unidas com outras.

 

"As demais turmas devem realizar a junção e a solicitação das matrizes multi, como já orientado", diz um dos e-mails.

 

Na prática, isso significa que poderão ser unidas, por exemplo, turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental em uma mesma sala. "Não é um bom negócio ter sala multiseriada, mas temos turmas com um aluno, dois alunos, com um professor atribuído apenas para um aluno", defendeu Alan Porto.

 

Apesar de afirma que a medida "não é um bom negócio", essa será a "melhor forma possível" de atender alunos, especialmente os do campo, onde não é possível transferir estudantes para outra unidade escolar.

 

As turmas multiseriadas eram comuns em Mato Grosso nos anos de 1990 e no começo dos anos 2000. No entanto, com o aumento da capacitação dos professores e do acesso à educação deixaram de ser utilizadas há mais de uma década. O problema nesse modelo é dividir o espaço, e atenção do professor, em duas turmas com níveis e conteúdos diferentes.

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Comentários

MARCOS - 27/02/2022

Retroceder no tempo, esse é o objetivo, a meta é juntar as turmas e destruir o ensino, que já é fraco. Um sistema que oferta educação em ciclo e multiseriado, é simplesmente desdenhar da capacidade de observação e reflexão dos cidadãos. Revoltante essa postura.

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