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Cuiabá, Quarta-feira 17/12/2025

Polícia - A | + A

MOVIMENTO DE FIM DE ANO 17.12.2025 | 16h59

Com previsão de 8 mil passageiros diários, rodoviária de Cuiabá passa por fiscalizações da Ager

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Christiano Antonucci/Secom - MT

Christiano Antonucci/Secom - MT

Com expectativa de receber 260 mil passageiros somente em mês de dezembro, com 8 mil pessoas de média diária, a Rodoviária de Cuiabá passará por fiscalizações. A Operação Conjunta Férias, ocorrerá na quinta-feira (18), fará vistorias nas condições de segurança, higiene e conforto dos veículos, além de verificar se está sendo cumpridas as gratuidades legais idosos e crianças.


A ação policial será lançada, às 8h30, no Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá, em Cuiabá, pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT). A operação faz parte do calendário anual da instituição e visa reforçar a fiscalização do transporte rodoviário intermunicipal, a orientação aos passageiros e as ações de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

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Programada para ter duração de dois dias, até 19 de dezembro, inspetores reguladores da Ager irão fiscalizar as condições de segurança, higiene e conforto dos veículos, além de verificar o cumprimento das gratuidades legais para idosos e crianças e a correta aplicação das tarifas autorizadas pela Agência.


A equipe da Ouvidoria também estará presente para atender passageiros, prestar orientações e receber manifestações.

A ação é realizada em parceria com órgãos como Procon-MT, Juizado da Infância e Juventude, Polícia Militar, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), administradora do terminal.


Nesta temporada de férias escolares e de festas de fim de ano, a Rodoviária de Cuiabá entra em seu período de maior movimentação. Este ano, a previsão é que haja um aumento de 10% em relação ao ano passado.


Acessibilidade
A rodoviária de Cuiabá, ampliou os serviços de acessibilidade e passou a oferecer atendimento agendado para pessoas idosas, pessoas com deficiência (PCDs) e demais passageiros que necessitam de suporte especializado. A iniciativa é pioneira entre os terminais rodoviários do país.


O atendimento inclui o fornecimento gratuito de cadeira de rodas para o deslocamento no Terminal, permitindo que o passageiro seja acompanhado até o local desejado sem enfrentar rampas ou escadas. Outra novidade é o atendimento ao público com o apoio de intérpretes do Centro de Interpretação de Libras (CIL), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), ampliando o acolhimento a pessoas surdas.


Além dos serviços personalizados, o espaço também recebeu investimentos estruturais recentes para assegurar a acessibilidade plena, o conforto e a segurança aos passageiros.

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