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DEU EM A GAZETA 16.07.2021 | 07h18

Empresa de MT e holding assumem trecho da BR-163

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Otmar de Oliveira

Otmar de Oliveira

A empresa cuiabana MTSUL irá compor o consórcio que vai substituir a empreiteira Odebrecht do controle acionário da Rota do Oeste, empresa concessionária responsável pelas obras da BR-163 entre Rondonópolis e Sinop.  

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, que participa nesta sextafeira (16), de uma audiência pública na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para discutir a concessão da rodovia e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da BR-163, deverá dar mais detalhes do acordo que será finalizado nos próximos dias.  

 

Conforme a reportagem apurou, a MTSUL será uma das empresas que irão assumir as obras da BR-163. Junto com ela atuará a holding Simpar, ligada ao fundo de investimento JSL (Júlio Simões).  

 

O processo para a troca está em seus últimos detalhes, inclusive com aval da Odebrecht. Em um dos itens que se encontra no acordo que está sob confidencialidade, o novo consórcio se compromete e contratar até R$ 300 milhões em obras da Odebrecht.  

 

O acordo se concretizou após a pressão dos senadores mato-grossenses que intensificaram as críticas na Rota do Oeste.   Um dos articuladores para que a Odebrecht deixasse a obra após vários atrasos foi senador Carlos Fávaro (PSD), que convenceu o governo federal de que a troca da empresa seria fundamental para que as obras de duplicação sejam retomadas. Fávaro participou de várias reuniões com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cobrando uma solução para as obras.  

 

Duplicação  

A Rota do Oeste assumiu a concessão da BR163/364 no Estado em março de 2014, para duplicar 453,60 quilômetros em 5 anos. Decorridos 7 anos, a Rota do Oeste conseguiu ampliar a capacidade de tráfego em 120 km, desde a divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, cumprindo apenas 26,4% da obra prevista. O trecho rodoviário sob concessão da Rota do Oeste abrange a divisa com Mato Grosso do Sul até o município de Sinop, no entroncamento da BR-163 com a MT 220. O plano revisado e acatado pela ANTT prevê investimentos de R$ 3,2 bilhões nos próximos 5 anos.  

 

A empresa MT SUL tem como sócio-administrador o empresário Márcio Bozetti, que também será responsável pela retomada das obras do Rodoanel, que está paralisada há mais de 10 anos.

 

Leia mais sobre Política de MT na edição do Jornal A Gazeta

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