CUIABÁ E NO INTERIOR 05.05.2023 | 09h51
redacao@gazetadigital.com.br
Allan Mesquita
Atualizada às 10h31 - Mauro Mendes (União) assinou, na manhã desta sexta-feira (5), a ordem de serviço para o início das obras de recuperação e duplicação da BR-163, em vários trechos entre Cuiabá e o interior do estado. O ato ocorre um dia após o governo assumir o comando da rodovia por meio da MT Par.
O evento ocorreu na sede da Concessionária Rota do Oeste, em Cuiabá. O Governo do Estado divulgou que as obras ocorrerão nos trechos: Imigrantes; Cuiabá - Jangada; Jangada - Rosário Oeste; Nova Mutum - Lucas do Rio Verde; e Lucas do Rio Verde - Sinop. O governador afirmou que irá frequentemente cobrar resultados, já que o investimento é de R$ 1,6 bilhão.
"Eu vou cobrar o conselho, vou cobrar diretamente vocês, [...], a sociedade vai fazer isso, a imprensa vai fazer, os prefeitos vão fazer, setor produtivo vai fazer porque nós estamos colocando R$ 1,6 bilhão do dinheiro do cidadão contribuinte nesta companhia e nós queremos resultado, e o resultado é o mais rapidamente possível. Hoje aqui já demos as ordens de serviço para requalificar Cuiabá a Sinop".
Assumiu gestão
Ao lado do presidente Lula (PT) e membros da bancada federal de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (União) assinou nesta quinta-feira (4) em Brasília o termo de transferência para assumir a gestão da BR-163, que agora será administrada pela MT Par e receberá o nome de "Nova Rota".
A transferência da rodovia, classificada como “histórica e inovadora” pelo próprio chefe do Executivo, põe fim numa longa negociação feita entre o governo e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que possibilitará que as obras de duplicação e recuperação da rodovia tenham início ainda em 2023.
O Estado, por meio da MT Par, comprou as ações da Odebrech e passará a ter o controle acionário da empresa Rota do Oeste. A alternativa para o impasse foi construída junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Desde então, o Executivo buscou a renegociação de R$ 920 milhões em dívidas da concessionária. No final de março, o governo recebeu o último aceite para seguir com a troca do controle acionário.
Investimento na retomada da duplicação e das melhorias de trechos críticos da BR-163 pelo governo de Mato Grosso está estimado em R$ 1,6 bilhão nos próximos dois anos.
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