nova gestao 05.05.2023 | 11h58

allan@gazetadigital.com.br
João Vieira
Governador Mauro Mendes (União) cobrou “eficiência” na BR-163 e mandou o recado para a concessionária Nova Rota do Oeste, que agora passa a ser administrada pela MT Par, empresa pública do governo do Estado. A cobrança ocorreu durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de recuperação e duplicação da rodovia, em vários trechos entre Cuiabá e o interior do Estado.
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“Vou cobrar o Conselho, vou cobrar diretamente vocês. A sociedade, imprensa, setor produtivo e prefeitos também vão fazer isso porque eu quero um trabalho eficiente e estamos colocando R$ 1,6 bilhões do direito do contribuinte nessa companhia e queremos resultados”, disse na manhã desta sexta-feira (5).
O evento ocorreu na sede da Concessionária Rota do Oeste, em Cuiabá. O Governo do Estado divulgou que as obras ocorrerão nos trechos: Imigrantes; Cuiabá - Jangada; Jangada - Rosário Oeste; Nova Mutum - Lucas do Rio Verde; e Lucas do Rio Verde - Sinop. O governador afirmou que irá frequentemente cobrar resultados, já que o investimento é de R$ 1,6 bilhão.
A transferência da rodovia, classificada como “histórica e inovadora” pelo próprio chefe do Executivo, põe fim numa longa negociação feita entre o governo e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que possibilitará que as obras de duplicação e recuperação da rodovia tenham início ainda em 2023.
O Estado, por meio da MT Par, comprou as ações da Odebrech e passará a ter o controle acionário da empresa Rota do Oeste. A alternativa para o impasse foi construída junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Desde então, o Executivo buscou a renegociação de R$ 920 milhões em dívidas da concessionária. No final de março, o governo recebeu o último aceite para seguir com a troca do controle acionário.
Investimento na retomada da duplicação e das melhorias de trechos críticos da BR-163 pelo governo de Mato Grosso está estimado em R$ 1,6 bilhão nos próximos dois anos.
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