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Esclarecimentos 18.10.2025 | 09h12

Secretário da Sinfra é convocado para audiência pública sobre atrasos no BRT

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Divulgação

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Uma audiência pública para tratar dos contínuos atrasos e problemas nas obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) será feita na segunda-feira (20). Para a reunião, realizada na Assembleia legislativa (AL), o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) , Marcelo de Oliveira, foi convocado para explicações.


A audiência ocorre em meio a polêmica gerada pela fala do vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), que afirmou um estudo para uma possível troca do BRT pelo novo modal Bonde Urbano Digital (BDU). A sessão foi pedida pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT) ainda em agosto.

 

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O parlamentar pontua que as obras vêm se arrastando há mais de 2 décadas na região de Cuiabá e Várzea Grande. Há ainda de se considerar a destruição provocada pela construção na avenida do CPA, trecho administrado pelo Consórcio Construtor BRT Cuiabá.


"Não é nem mais uma novela. É uma série com várias temporadas com episódios muito infelizes ao longo desse tempo. Era BRT, depois VLT, depois BRT de novo, atrasos sucessivos na execução da obra e o atraso recente, rescisão do contrato com o consórcio que era responsável pela obra”, explica o deputado.


“um acordo que foi feito para que até o final de agosto, todo o trecho que está em obra, do CREA até o Hospital de Câncer, deveria estar concluído e ainda não foi concluído... havíamos feito uma convocação do secretário no começo do ano, exatamente por causa do atraso e da confusão no contrato com o consórcio, e agora convocamos novamente para esclarecer sobre o que está acontecendo, as razões para continuar atrasado", acrescenta.


Além do trecho da Avenida do CPA, atualmente em obras, o modal está previsto para ser implantado também na região da Avenida Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha, onde as intervenções tiveram início recentemente.


Outro trecho a ser construído é da Prainha até a Avenida Fernando Corrêa da Costa, ainda sem previsão. O Governo de Mato Grosso decidiu, após romper o contrato com o Consórcio Construtor BRT, licitar separadamente outros itens do modal, como as estações e os sistemas eletrônicos.

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