Publicidade

Cuiabá, Segunda-feira 08/09/2025

Colunas e artigos - A | + A

01.12.2022 | 13h20

Fortalecer a cultura edifica o negócio

Facebook Print google plus

Marcela Vargas

Divulgação

Divulgação

Estamos chegando ao final do ano e, habitualmente, buscamos olhar para trás e avaliar nossos erros e acertos, além disso, é a época de fazermos promessas e pensar nas mudanças que queremos em nossas vidas, mas como ficam as empresas nos finais de ano? Em meio à correria de férias coletivas, recessos, confraternizações, freelancers e muitas outras rotinas, que nesse período se intensificam, as instituições precisam separar um tempo para planejar seu futuro.


Quando falamos em planejar o futuro empresarial, muitos devem dizer: “Mas nós fazemos o orçamento anual todos os finais de ano.” Fazer o orçamento anual é um planejamento fundamental para as organizações e deve ser priorizado nesse momento, porém, é necessário ir além, ou seja, orientar seus colaboradores também sobre a identidade da corporação, e não apenas com conhecimento técnico, regras e atividades, inclusive essa é uma das dificuldades que percebemos ao longo desses anos atuando na área de gestão.


Conhecer sua essência, seu propósito enquanto empresário de forma clara e trazer para a companhia por meio da identidade, auxilia no fortalecimento da cultura e essa é a melhor forma de edificar um negócio.


Deve-se ressaltar que missão e valores organizacionais não são para ficarem pendurados na parede ou em um site para o cliente ver, mas devem ser vividos por todos os colaboradores, e esses precisam sentir essa força diariamente, e a partir disso criar ações que solidifiquem a cultura da empresa, devendo ser sempre prioridade para o negócio, assim, se consegue expandir sem perder o que fez a organização crescer.


Pense em um estabelecimento que você gosta de frequentar, pode ser o salão de beleza, o supermercado, ou mesmo um barzinho, certamente tem muitos concorrentes que vendem a mesma coisa, certo? Mas será que é da mesma forma? O que faz você e outros clientes escolherem essa empresa e não a que está ao lado? Certamente tem algo na missão e nos valores que fazem você se identificar e essa cultura é representada nas atitudes e postura da equipe, líderes e, principalmente, dos sócios.


Assim, é fundamental que empresas e empresários olhem para a identidade cultural do seu negócio e, anualmente, pensem em estratégias para o fortalecimento dela na sua equipe. Aculturar o colaborador é a base para uma companhia forte e com identidade, por isso, esse final de ano, peço que você, empresário, olhe para 2022 e questione o que fizeram nesse ano para o fortalecimento da cultura organizacional. E planeje seu 2023 sem se esquecer de ter ações em busca de fortalecer a identidade da empresa.

Marcela Vargas é especialista em Recursos Humanos

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

Está em pauta no STF o pagamento de até 6 meses de pensão pelo INSS a vítimas de violência doméstica afastadas do trabalho. Você concorda com a medida?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Domingo, 07/09/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.