Publicidade

Cuiabá, Quarta-feira 24/09/2025

Cidades - A | + A

Fim de uma era 19.06.2022 | 13h30

Além do 'Explorer'; relembre como era acessar à internet nos anos 2000

Facebook Print google plus

Usou um computador entre os anos 90 e 2000? Saiba o que você, as cantoras Kelly Key e Shakira e a apresentadora Ana Maria Braga têm em comum.

 

Reprodução/Google

Internet

Celebridades usam computador nos anos 2000

 

Seguindo os passos do extinto Orkut, o navegador Internet Explorer marca o fim de uma era, ao deixar de existir na última quarta-feira (15).

 

“Cria” da internet discada, a assessora de mídias sociais, Mariel Mattos,25, tinha por volta dos 7 anos de idade quando teve o primeiro contato com um computador. Mariel narra ao que passou a usar o componente eletrônico quando a irmã mais velha ganhou o item como presente. “O computador era uma coisa muito assustadora, muito grande e sem função pra mim, por eu ser muito criança”, relembra Mariel, que relata o sofrimento da irmã para conseguir acessar a internet, por morar em uma área afastada da região central.

 

Arquivo Pessoal

Mariel Mattos

Mariel Mattos em duas versões, na infância e na vida adulta

As primeiras lembranças de Mariel acerca da tecnologia e computadores remetem à irmã e à tia, que faziam uso da ferramenta ainda nos anos iniciais de incorporação do item no Brasil. A comunicóloga lembra da situação onde ganhou um jogo, como brinde de uma rede de fast food e então passou a utilizar o computador com maior frequência. “O jogo era de CD e não precisava de internet pra funcionar, eu jogava o dia inteiro esse negócio, eu amava”, lembra Mariel, que também conta ao sobre o primeiro endereço de e-mail utilizado por ela e criado pela tia, que após sair de Cuiabá, manteve a comunicação por meio do endereço eletrônico. “A gente ficava trocando e-mail como se fosse carta. Tinha aqueles slides de piada, de mensagens bonitas e poesia”, relembra Mariel.

 

Leia também - Número de alunos que decide parar os estudos cresce 112%

 

Assim como grande parte dos adolescentes dos anos 2000 com acesso à internet, ela se recorda de passar grande parte do dia navegando pelas comunidades do Orkut, extinta rede social que virou febre entre 2004 e 2010, sendo desativada em 2014. Mariel conta ao que costumava alternar entre seu perfil oficial e o perfil falso - os perfis fakes - algo muito comum da época. “Pessoalmente, eu não era emo, mas na internet eu era”, afirma Mariel.

 

Mariel assim como muitas  pessoas utilizaram o navegador Internet Explorer em seus primeiros anos de experiência e se recorda  da velocidade precária apresentada quando tirava um tempo do seu dia para jogar. “Eu me estressava muito com o computador na hora de jogar o joguinho da Barbie e o Gold Miner, que foi meu primeiro contato com o sentimento de raiva, por apresentar muita dificuldade”, conta a comunicóloga ao citar o jogo que coloca o usuário como um minerador, com função de coletar ouro.

 

Do outro lado de Cuiabá se encontra a servidora pública Renata Rodrigues, 27, que sempre teve computador em casa, devido à profissão do pai, que é técnico em eletrônica.

 

Arquivo Pessoal

Renata Rodrigues

Renata usa um telefone quando criança. À direita, ela posa para foto com seu 'look' atual

Apesar de conviver com computadores em casa, Renata recorda as dificuldades enfrentadas para conseguir acesso à internet no final dos anos 90. “Lembro que uma vez a gente conseguiu fazer funcionar, mas também não sabia muito mexer”, conta a servidora, que usava a internet para pesquisar assuntos escolares ou jogos.

 

Fã de fotografia, Renata acessava, além das redes sociais da época, o fotolog, site dedicado à publicação de fotos online e que contava com recursos de rede social, como comentários e catálogo de amigos, semelhante ao que conhecemos hoje como Instagram.

 

Com muitos amigos virtuais, Renata conta ao que os fóruns online eram responsáveis por unir pessoas com gostos em comum, o que ocorreu com ela quando pesquisou por assuntos relacionados a sua série favorita, Xena: A Princesa Guerreira.

 

A série, exibida nos anos 90, ganhou o coração da servidora em meados dos anos 2000 e por ser apresentada na TV aberta do Brasil, os episódios não eram apresentados em ordem cronológica e completa, o que levou Renata a buscar por informações na internet. “Por ter um computador sem internet, eu ia na lan house pra ficar assistindo vídeos e lendo matérias sobre a série e nisso acabei conhecendo muita gente na internet”, narra Renata ao afirmar que teve os gostos pessoais moldados naquela época.

 

Assim como Mariel, Renata, também era usuária do Internet Explorer e diferente da assessora de mídias sociais, apresenta memórias um pouco melhores a respeito da ferramenta. “Ele funcionava muito bem e me lembro de fazer todas minhas pesquisas por ele e depois que vieram outros navegadores e o Internet Explorer deixou de ter utilidade”, lembra Renata.

 

Além do 'falecido' Internet Explorer, relembre alguns dos principais ítens que marcaram a geração Y, conhecida como geração do milênio e que compreende os nascidos entre 1980 e 1996, segundo estudos da sociologia.

 

Internet discada

 

Uma das primeiras opções para o acesso à internet, em meados dos anos 90, a internet discada surgia para quem tinha linha telefônica em casa e funcionava da seguinte forma: o usuário contratava um provedor, gratuito ou pago, conectando o cabo da linha telefônica no computador, através de um modem. Após isso, o usuário registrava e-mail e senha e utilizava o programa fornecido pelo seu provedor ou até mesmo o discador do sistema operacional Windows para realizar a conexão.

 

O som robótico característico anunciava o tráfego de dados através da linha telefônica, ou seja, o caminho que a internet fazia do cabo ao computador. Não podemos deixar de citar os perrengues que só quem precisou abrir uma simples página na web e esperou por mais de 3 minutos, passou. Isso porque um dos pontos negativos da internet discada era a instabilidade e a velocidade.

 

 

Reprodução/Google

Internet

Personagem Mônica, da Turma da Mônica, virou meme ao usar computador

Computador de tubo

 

Ilustrando os famosos memes que circulam pelas redes sociais e referenciam a internet e os anos 2000, os computadores com monitor de tubo ocuparam grande espaço, literalmente, no cotidiano dos privilegiados com a presença de um computador em casa.

 

As telas quadradas de LED, que imitam as televisões, não eram uma realidade 20 anos atrás. Sendo assim, os monitores utilizados em grande parte dos computadores eram os de tubo, que utilizavam tecnologia parecida com os monitores de TV da época.

 

Windows e suas tecnologias

 

Outro aviso sonoro que traz lembranças de uma época não muito distante é o som do sistema operacional Windows XP, lançado em 2001. Ao ligar o computador, o usuário ouvia a sinfonia padrão do sistema sendo iniciado e se deparava com o papel de parede com um campo esverdeado e céu azul a perder de vista.

 

 

Além dos avisos sonoros, o sistema operacional trazia em seu sistema um editor de vídeo nativo, conhecido como Windows Movie Maker, responsável por muitos slides de fotos com trilhas sonoras da época.

 

Outro recurso ainda presente e muito utilizado no Windows é o Paint. Responsável por revelar muitos artistas, o programa da Microsoft atende a demandas de desenhos simples e edição de imagens (e já salvou muita gente no apuro).

 

Uma ameaça foi detectada

 

Responsável por muitos sustos, a frase “as definições de vírus foram atualizadas” pegava desprevenido quem se aventurou por usar o computador com as caixas de som estrondosas ativadas. O aviso era anunciado pelo programa Avast, um antivírus que reconhecia possíveis arquivos que poderiam danificar o computador. O susto era ainda maior quando a programa confirmava os possíveis danos ao equipamento, com a frase "uma ameaça foi detectada".

 

 

Só add com scrap

 

Apesar de não ser a primeira rede social criada, o Orkut é uma das que mais ganhou adeptos ao longo dos anos 2000. Criada em 2004 pelo engenheiro turco que dá nome à rede social, o Orkut era muito parecido com o Facebook que conhecemos hoje, apesar de suas diferenças.

 

Inicialmente, a rede social apresentava ao usuário uma página inicial com perfil, mural de recados, os famigerados “scraps”, álbum de fotos, vídeos, além das comunidades dedicadas a assuntos específicos.

 

A rede social tinha como opção mandar uma mensagem ao amigo ou conhecido antes mesmo de adicioná-lo à sua lista de amigos. Outras opções foram incrementadas com o passar dos anos, como descobrir quantas e quais pessoas visitaram seu perfil e adicionar uma música tema ao mesmo.

 

Além das utilidades de uma rede social, o Orkut ainda incorporou uma aba dedicada a jogos, onde os usuários se dedicavam a passar um bom tempo plantando e colhendo na “Colheita Feliz” ou enviando abraços no “Buddypoke”.

 

Para matar a saudade, o separou as 5 comunidades do orkut mais criativas

 

Reprodução/Google

Internet

Reprodução/Google

Internet

 

Reprodução/Google

Internet

 

Reprodução/Google

Internet

 

Reprodução/Google

Internet

 

O primo do WhatsApp

 

A necessidade de se comunicar em tempo real sempre esteve presente no cotidiano, antes mesmo do advento da internet, vide o sinal de fumaça, utilizado por indígenas ao redor do mundo, buscando priorizar a comunicação instantânea.

 

Reprodução/Google

Internet

MSN mostrava status do usuário de acordo com a cor.

O mais próximo do que temos hoje como WhatsApp, o Windows Live Messenger (MSN) cumpria o papel de transmitir mensagens instantâneas. O sinal verde mostrava se o usuário estava online, o vermelho, ocupado, o laranja, ausente e o branco, offline (ou invisível).

 

Levando multidões às lan houses, a plataforma era muito mais que uma simples forma de trocar mensagens. O usuário tinha como opção mostrar aos amigos qual música estava ouvindo, em tempo real, chamar a atenção, o que fazia a janela do amigo tremer e ficar em destaque, enviar winks, o que seria correspondente as figurinhas animadas de hoje, mas com som.

 

Agora que você já está por dentro de quase tudo que rolou na internet nos anos 2000, que tal jogar o esse jogo preparado pelo ?


Veja vídeo e jogue

 

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

O setembro amarelo chama atenção para prevenção ao suicídio e saúde mental. Você já se sentiu em risco e buscou ajuda?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Quarta-feira, 24/09/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.