família aponta negligência 23.04.2024 | 15h30
redacao@gazetadigital.com.br
Reprodução Instagram
Atualizada às 16h45
Cachorro da raça golden retriever, de 5 anos de idade, morreu após a companhia aérea errar o destino do animal, que seria transportado de Guarulhos (SP), para a cidade de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), em Mato Grosso, nessa segunda-feira (22). O cão foi enviado para Fortaleza, no Ceará, e ao retornar a Guarulhos foi entregue ao dono sem vida.
O animalzinho, que se chamava Joca, deveria ter sido colocado no mesmo voo que o seu tutor, o engenheiro civil João Fantazzini, com destino à cidade no interior de Mato Grosso. No entanto, o cão foi enviado por engano em outro avião com destino a Fortaleza.
Ao desembarcar em Sinop, João foi informado que seu pet havia sido transportado para o local errado e retornou a São Paulo para buscá-lo. Apesar de Joca ter sido enviado com vida de volta a Guarulhos, ao chegar no local, o tutor encontrou o pet morto dentro da caixa de transporte da empresa GOLLOG Animais, vinculada a Gol.
No perfil do Instagram, João publicou um desabafo em que acusa a empresa de negligência e de assassinar o animal. Na rede social, o dono fazia diversas publicações carinhosas com o animal, que considerava filho e membro da família.
Vídeo do animal no momento em que é devolvido ao dono, já morto, dentro da caixa de transporte, comoveu a web e tem sido muito compartilhado.
A mãe do rapaz filmou o momento em que João encontrou o cãozinho. "Cachorro do meu filho saiu para Sinop, os irresponsáveis enfiaram ele no avião para Fortaleza. Não contentes, enviaram ele sem avaliação de um veterinário e ele ta aqui dentro morto."
Por meio das redes sociais, familiares, amigos e seguidores se mobilizaram e pedem por justiça a Joca compartilhando imagens do golden e vídeo do momento em que foi encontrado pelo tutor.
Procurada pelo a Gol encaminhou nota à imprensa, confira na íntegra:
A GOL se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente pela perda do seu animal de estimação. O cão deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo G3 1480 do dia 22/04/2024, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o seu animal de estimação.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do animal sendo acomodado de volta na aeronave.
Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do cão.
A Companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time.
Suspensão e restrição de serviços
Para se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação deste evento, a GOL suspendeu por 30 dias (a partir desta quarta-feira, 24/04 até 23/05) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. O serviço Dog&Cat Cabine, para Clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração.
Para os Clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024.
Aqueles Clientes que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem.
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Milho Disponível
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Algodão
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Soja Disponível
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