Publicidade

Cuiabá, Sexta-feira 07/11/2025

Economia - A | + A

Black Friday 07.11.2025 | 15h01

Consumidor deve gastar R$ 675 com compras, diz pesquisa

Facebook Print google plus

Chico Ferreira

Chico Ferreira

Os consumidores mato-grossenses estão mais cautelosos e estratégicos na hora de aproveitar as promoções da Black Friday, que ocorre no próximo dia 28 de novembro. De acordo com estudo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), 63% dos entrevistados afirmaram que pesquisam os produtos antes de realizar suas compras. O levantamento também aponta que o ticket médio previsto por cliente é de R$ 675, com uma movimentação financeira estimada em R$ 831 milhões em todo o estado.


Os indicadores revelam um cenário de consumo aquecido, porém, mais consciente e planejado. O gerente da Agência Sebrae Cuiabá, Júlio Prior, pontua que o consumidor moderno chega preparado, compara preços, busca transparência e quer sentir que está fazendo um bom negócio de verdade. “O desconto continua sendo o grande atrativo, mas só se sustenta quando vem aliado a uma boa experiência, confiança e ofertas bem direcionadas”. Ele ainda avalia que o físico segue importante, o online é inevitável e quem souber integrar os dois canais e comunicar com clareza vai sair na frente nesta edição.


Leia também - Plano que negou tratamento e dentadura a consumidora terá que pagar indenização

 

O estudo indica que o público feminino deve ser o mais ativo nas compras da Black Friday, representando 62% dos consumidores. Entre as categorias mais desejadas, moda e vestuário lideram com 52% das intenções de compra, seguidas por eletrônicos (31%) e móveis e decoração (27%). Também aparecem com destaque os segmentos de beleza e cuidados pessoais (25%), alimentos e bebidas (9%), livros e mídias (7%) e brinquedos e jogos (6%).


Quando o assunto é onde e como comprar, o público mato-grossense também demonstra preferências bem definidas. Cerca de 47% dos consumidores pretendem realizar suas compras apenas em lojas físicas, enquanto 38% devem adotar um modelo combinado entre o presencial e o online, e 15% optam exclusivamente pelo ambiente virtual.


Para definir uma boa experiência de compra, os fatores mais valorizados são preço competitivo (69%), variedade de produtos (64%) e atendimento de qualidade (45%). Também se destacam a facilidade de navegação (30%), entrega rápida (28%) e política de devolução (14%). “Os dados mostram que teremos uma Black Friday aquecida, com um público interessado, mas muito mais exigente”, destaca Júlio Prior.


Sustentabilidade no radar dos consumidores
A pesquisa também aponta que a preocupação com o consumo consciente vem ganhando força entre os mato-grossenses. Para a Black Friday de 2025, mais da metade (51%) afirma preferir comprar em lojas que adotam políticas de sustentabilidade e responsabilidade social. O estudo indica que produtos sustentáveis se tornaram um diferencial competitivo importante, especialmente nas categorias de moda (46%), eletrônicos (33%), móveis e decoração (32%) e beleza e cuidados pessoais (28%).


Além disso, o selo de compromisso sustentável eleva o interesse por itens de casa, beleza, eletrônicos e livros, consolidando a moda como o segmento mais forte entre os consumidores que valorizam práticas responsáveis.


Dados da pesquisa
O estudo foi realizado entre 12 a 30 de agosto de 2025, por meio de entrevistas telefônicas. Foram ouvidos 1041 residentes, maiores de 18 anos, de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

Período de férias já se aproxima e muitas pessoas viajam para visitar parentes ou conhecer locais novos. Você costuma planejar ou deixa para última hora?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Sexta-feira, 07/11/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.