Black Friday 07.11.2025 | 15h01

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Chico Ferreira
Os consumidores mato-grossenses estão mais cautelosos e estratégicos na hora de aproveitar as promoções da Black Friday, que ocorre no próximo dia 28 de novembro. De acordo com estudo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), 63% dos entrevistados afirmaram que pesquisam os produtos antes de realizar suas compras. O levantamento também aponta que o ticket médio previsto por cliente é de R$ 675, com uma movimentação financeira estimada em R$ 831 milhões em todo o estado.
Os indicadores revelam um cenário de consumo aquecido, porém, mais consciente e planejado. O gerente da Agência Sebrae Cuiabá, Júlio Prior, pontua que o consumidor moderno chega preparado, compara preços, busca transparência e quer sentir que está fazendo um bom negócio de verdade. “O desconto continua sendo o grande atrativo, mas só se sustenta quando vem aliado a uma boa experiência, confiança e ofertas bem direcionadas”. Ele ainda avalia que o físico segue importante, o online é inevitável e quem souber integrar os dois canais e comunicar com clareza vai sair na frente nesta edição.
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O estudo indica que o público feminino deve ser o mais ativo nas compras da Black Friday, representando 62% dos consumidores. Entre as categorias mais desejadas, moda e vestuário lideram com 52% das intenções de compra, seguidas por eletrônicos (31%) e móveis e decoração (27%). Também aparecem com destaque os segmentos de beleza e cuidados pessoais (25%), alimentos e bebidas (9%), livros e mídias (7%) e brinquedos e jogos (6%).
Quando o assunto é onde e como comprar, o público mato-grossense também demonstra preferências bem definidas. Cerca de 47% dos consumidores pretendem realizar suas compras apenas em lojas físicas, enquanto 38% devem adotar um modelo combinado entre o presencial e o online, e 15% optam exclusivamente pelo ambiente virtual.
Para definir uma boa experiência de compra, os fatores mais valorizados são preço competitivo (69%), variedade de produtos (64%) e atendimento de qualidade (45%). Também se destacam a facilidade de navegação (30%), entrega rápida (28%) e política de devolução (14%). “Os dados mostram que teremos uma Black Friday aquecida, com um público interessado, mas muito mais exigente”, destaca Júlio Prior.
Sustentabilidade no radar dos consumidores
A pesquisa também aponta que a preocupação com o consumo consciente vem ganhando força entre os mato-grossenses. Para a Black Friday de 2025, mais da metade (51%) afirma preferir comprar em lojas que adotam políticas de sustentabilidade e responsabilidade social. O estudo indica que produtos sustentáveis se tornaram um diferencial competitivo importante, especialmente nas categorias de moda (46%), eletrônicos (33%), móveis e decoração (32%) e beleza e cuidados pessoais (28%).
Além disso, o selo de compromisso sustentável eleva o interesse por itens de casa, beleza, eletrônicos e livros, consolidando a moda como o segmento mais forte entre os consumidores que valorizam práticas responsáveis.
Dados da pesquisa
O estudo foi realizado entre 12 a 30 de agosto de 2025, por meio de entrevistas telefônicas. Foram ouvidos 1041 residentes, maiores de 18 anos, de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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Milho Disponível
R$ 66,90
0,75%
Algodão
R$ 164,95
1,41%
Boi à vista
R$ 285,25
0,14%
Soja Disponível
R$ 153,20
1,06%
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