golpes e fraudes 14.03.2025 | 16h25

maria.klara@gazetadigital.com.br
Otmar de Oliveira
O Dia do Consumidor, celebrado anualmente em 15 de março, foi criado para reforçar a importância dos direitos dos consumidores e incentivar relações comerciais mais justas. Com o tempo, a celebração se tornou um evento global e, nos últimos anos, passou a ser uma grande oportunidade para compras com promoções e descontos especiais.
Com a popularização da data, lojas físicas e virtuais oferecem diversas ofertas que atraem milhares de consumidores. No entanto, é fundamental estar atento para evitar falsas promoções.
A secretária-adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz, orienta que os consumidores realizem uma pesquisa prévia de preços para ter certeza de que os descontos são reais. "A forma do consumidor hoje se prevenir da situação de falsas promoções, é realmente fazendo a pesquisa de preços. Hoje existem sites especializados nesse tipo de pesquisa. Se atentar ao valor do produto antes e durante os dias de promoção. Muitas lojas aderiram ao mês do consumidor e é importante avaliar a necessidade da compra".
Além de comparar preços, outro ponto de atenção é a política de troca. De acordo com Cristiane, as lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos por arrependimento, apenas em casos de defeito.
"Na regra, nenhum fornecedor é obrigado a realizar troca se o produto não estiver com algum tipo de defeito, o que o comércio passou a utilizar, é permitir a troca dentro de um período, 7 dias, 15 dias, 30 dias, desde que você guarde algumas regras, mas isso vem de um regulamento da loja" afirma, a secretária.
Com o aumento das transações, golpes e fraudes também se tornam mais frequentes. Caso o consumidor seja vítima de um golpe, a recomendação do Procon-MT é procurar a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (DECON) localizada na Rua General Otávio Neves, 69, no bairro Duque de Caxias.
Já para problemas como descumprimento de ofertas ou entregas atrasadas, o consumidor pode buscar atendimento no Procon, que disponibiliza diversos canais, como WhatsApp pelo número (65) 99228-3098, a plataforma Consumidor.gov.br, que funciona 24 horas por dia, ou ainda atendimento presencial em unidades do Procon.
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