procon orienta 23.06.2023 | 15h20
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Viajar é um sonho para muitas pessoas e sua realização exige planejamento. São meses e até anos economizando para poder fazer o tão desejado roteiro no destino escolhido. Apesar de toda a empolgação que envolve a compra das passagens, reserva de hotéis e escolha de passeios, o consumidor precisa se manter atento para não cair em golpes. Consumidores relatam que compraram pacotes, mas não receberam as viagens.
Recentemente, a professora Mariza Beatriz de Souza passou por um transtorno com a agência de viagens Forma Trip, de Cuiabá. Ela adquiriu um pacote para conhecer o Lago do Manso e, em entrevista ao , relatou que desembolsou R$ 532,00 para um dia de viagem. Além dela, outras pessoas também compraram, pois a viagem foi divulgada em grupo com mais de 200 pessoas, maioria idosos.
No entanto, cerca de 10 dias antes da data prevista, a empresa entrou em contato para informar que ele não seria realizado, devido ao não alcance do número mínimo de participantes.
“Começamos a ir atrás, fui à agência, mas estava de portas fechadas, já não tinha mais placa, mais nada. Fui até a casa da proprietária da empresa, mas saíram na calada noite conforme alguns vizinhos nos informaram”, contou.
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Denunciante disse que registrou um boletim de ocorrência na Delegacia do Consumidor e na Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) e aguarda os próximos passos do processo.
Jeane Alves, 41, por outro lado, passa por problemas com uma agência conhecida nacionalmente, a Hurb (antigo Hotel Urbano). Conforme contou ao , ela comprou as passagens ainda em 2021, durante a pandemia, quando a empresa estava realizando promoções.
Disse que desembolsou R$ 8.700,00 para viajar para Paris, Amsterdã e Roma, segundo o Hurb o trecho poderia ser realizado em 2022 ou 2023, de acordo com a preferência do cliente e disponibilidade de tarifas dentro das datas escolhidas.
“Informamos a primeira opções de data e como estava chegando próximo à data selecionadas e não recebíamos nenhuma informação, começamos a enviar mensagem pedido posicionamento, pois precisamos saber por ter que providenciar a compra das passagens de Cuiabá para São Paulo”, disse. Contudo, a empresa somente diz que não encontra trechos promocionais e pede novas datas, que nunca são honradas.
Segundo Jeane, ela já enviou as datas para viagem para a empresa 3 vezes, mas segue na espera de receber voos.
Diferente do caso de Mariza, Jeane sempre obtém retornos da empresa, porém, nenhum deles traz uma solução concreta para seu problema. Ela disse que essa foi a primeira vez que comprou com o Hurb.
Para entender quais cuidados os consumidores devem tomar ao comprar pacotes de viagens, o procurou o Procon, que passou as seguintes orientações por meio de nota.
1) Toda oferta deve ser devidamente armazenada pelo consumidor com prints de tela, salvar textos e imagens divulgadas pelo fornecedor, guardar panfletos e publicidades;
2) Ao fazer a compra é importante ir direto no site da empresa e não clicar em links recebidos em WhatsApp, torpedos ou redes sociais;
3) Ao escolher a empresa é importante saber se a mesma cumpre suas ofertas, ou seja, pesquise a idoneidade da empresa junto ao site www.consumidor.gov.br, no site do PROCON de seu Estado ou do Estado em que ela está situada a empresa; reclamações a maioria tem, porém, necessário saber se ela resolve ou não as demandas;
4) No momento de comprar o pacote é muito importante conferir se o contrato oferece as mesmas condições que estavam na publicidade ou na oferta feita pessoalmente pelo vendedor, ou seja, passagens aéreas, classificação dos hotéis, passeios inclusos, translados, alimentação, dentre outros atrativos;
5) Antes de viajar, na antecedência permitida é importante ligar no hotel e outros fornecedores contratados para confirmar se está tudo certo, fazer o check-in com antecedência;
6) Ao viajar todos os problemas que eventualmente ocorrerem desde o voo ou hotel, tudo deve ser documentado com fotos, gastos extras com notas fiscais ou recibos, pegar dados de pessoas que possam servir de testemunhas pelos fatos ocorridos;
7) A responsabilidade de eventual danos ocorridos é solidária entre a agência de viagem, site de compras, companhia aérea, hotel e outros fornecedores envolvidos, ou seja, o consumidor pode acionar um deles ou todos juntos, seja via PROCON, seja via Poder Judiciário.
Outro lado
Reportagem tentou contato com as agências, mas não houve contato.
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