municipal e senado 22.09.2020 | 10h53

noelisa@gazetadigital.com.br
As eleições municipais e a suplementar para o Senado ocorrem em 15 de novembro e os candidatos precisam contar com estratégias de marketing para se destacar difundir suas propostas. Conheça alguns dos marketeiros responsáveis pelas campanhas dos candidatos e as principais estratégias que eles pretender aplicar para virar um caso de sucesso nas eleições deste ano.
Segundo o jornalista Humberto Frederico, que está à frente do marketing do candidato a prefeito de Várzea Grande, Flávio Vargas (PSB), a campanha em 2020 tende a ser mais segmentada devido à pandemia da covid-19.
Leia também - Mato Grosso tem 112 prefeitos aptos para a reeleição
"É uma campanha muito diferente por causa do momento em que estamos vivendo. São um pouco mais segmentadas, precisamos conversar direto com o eleitor, e a internet proporcionar conversar com o eleitorado de maneira mais transparente". explicou.
Frederico ainda mencionou a convergência entre os veículos de comunicação. "Dá para fazer até o casamento do programa eleitoral com as redes. Então a grande diferença vai ser da segmentação da comunicação para o seu público alvo. A grande disputa é saber se destacar na timeline durante o período eleitoral".
O ex-governador Pedro Taques (SD), que concorre a uma vaga no Senado, possui na sua equipe o consultor político, Cláudio Cordeiro, que irá usar da estratégia da memória do povo e comparação para alavancar seu candidato.
"Estamos levando em consideração que o Pedro já é conhecido e isso nos facilita, mesmo que já tenha um tempo afastado das mídias. Outro ponto que melhora nosso trabalho é saber que as pessoas reconhecem que ele foi um bom senador. É uma campanha de comparação com outros candidatos", salientou.
O publicitário Júlio Valmórbida comanda a equipe do advogado e candidato ao Senado, Euclides Ribeiro (Avante), e diz que ele representa a nova política para Mato Grosso.
"Pretendemos mostrar o que ele pode representar para a sociedade mato-grossense. Ele chega ao Senado sem os velhos hábitos. Euclides representa a nova política, vem de uma carreira muito bem sucedida e com vontade de mudar o Estado', frisou.
Valmórbida ainda concluiu citando a seguinte frase: " 'Ele não sabia que era impossível, foi lá e fez'. Então a candidatura dele, que nasceu a princípio independente, hoje é uma das mais fortes que temos. Na medida que ele se tornar mais conhecido tenho certeza que o povo optará por ele".
Em Cuiabá, o vereador e candidato à prefeitura, Abílio Júnior (Pode), disse que ele e seu vice na chapa, Felipe Wellaton (Cidadania), é que estarão à frente do marketing da campanha.
"Como não temos recursos, vamos desenvolver nossa criatividade, temos uma equipe e vamos passar para ela nossas estratégias", explanou Abílio.
De acordo com Wellaton, será uma campanha mais econômica e intimista. "Nós estamos buscando fazer uma campanha de diálogo franco, olho no olho, que a mensagem seja passada sem muita produção e sim com muita verdade. Nós temos o apoio de amigos, voluntários, pessoas que desejam criar uma Cuiabá para pessoas. Acreditamos muito numa campanha de engajamento".
O marketeiro e jornalista, Kleber Lima, que nessas eleições cuida de 4 campanhas, comanda a equipe do candidato ao Senado, Nilson Leitão (PSDB) e para a prefeitura em Várzea Grande está com Kalil Baracat (MDB), além de mais duas no interior.
Kleber ressaltou a importância da conexão e do respeito com o seu assessorado. “Nenhuma estratégia de marketing tem sucesso se ela desrespeitar a natureza do candidato. Precisamos criar uma maneira de conectar a essência dele com aquilo que a cidade deseja, da sociedade daquele ambiente que está à disposição”.
Já Carlos Rayel coordena as campanhas do Emanuel Pinheiro (MDB), em Cuiabá, e de seu filho Emanuel Pinheiro Neto (PTB), em Várzea Grande.
A única candidata mulher na disputa ao pleito municipal, Gisela Simona (Pros), conta com Caíque Loureiro na comunicação e também a única mulher no Senado, tenente-coronel Rúbia Fernanda (Patriota), conta com Luiz Araújo.
E o ex-prefeito Roberto França (Patriota) tem os jornalistas Antero Paes de Barros e Lúcio Sorge no marketing. Por fim, o senador interino Carlos Fávaro (PSD), também conta com Antero Paes de Barros na comunicação.
Publicidade
Publicidade
Milho Disponível
R$ 66,90
0,75%
Algodão
R$ 164,95
1,41%
Boi à vista
R$ 285,25
0,14%
Soja Disponível
R$ 153,20
1,06%
Publicidade
Publicidade
O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.