avenida do CPA 28.08.2025 | 12h14
redacao@gazetadigital.com.br
Chico Ferreira
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sifra), Marcelo de Oliveira, foi convocado pela Assembleia Legislativa (ALMT) para prestar esclarecimentos sobre a demolição de parte da obra do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande.
“Quando o governador substituiu, em 2020, o VLT pelo BRT, ele assumiu o compromisso de entregar toda a obra até o final de 2022. Nós estamos em agosto de 2025: há um trecho apenas da pista de rolamento em Várzea Grande que foi construído, o trecho do Hospital de Câncer até o CREA ainda não está entregue, e todo o restante da obra, Avenida do CPA, Prainha, Fernando Corrêa, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, sem nenhum sinal de que a obra irá acontecer. Se está tendo um atraso deste tamanho neste trecho, imagina o restante. E é a população de Cuiabá quem paga o preço com transtorno do trânsito, no transporte coletivo e o risco à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente aqueles que andam de moto", apontou Lúdio durante a sessão dessa quarta-feira (27) em que foi aprovado a convocação.
O deputado esteve na obra, na região próxima ao Hospital de Câncer e verificou in loco a destruição de trechos da ciclovia de concreto que havia sido construída pelas empresas contratadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). O parlamentar lembrou que já havia uma expectativa de que a obra na avenida do CPA terminaria em setembro, porém, não será concretizada.
“Pelo contrário, novos problemas estão surgindo, e um deles é a situação da ciclovia. O secretário precisa explicar porque o prazo de 150 dias não foi cumprido, qual é a atualização do cronograma e se aquilo que deveria ser feito sobre os outros trechos foi, de fato, realizado, como elaboração de projetos e licitações, porque não tem sentido essa novela do VLT ou do BRT perdurar esse tempo todo", completou.
A Sinfra e Consórcio fecharam um acordo em março com prazo de 150 dias para conclusão apenas de um dos trechos que havia sido iniciado: na Avenida do CPA, da região próxima ao Hospital de Câncer, até as proximidades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), na mesma avenida. E a conclusão seria apenas das pistas de rolagem, sem a instalação de estações, sistema semafórico e outras estruturas e equipamentos, que ficariam para uma futura licitação.
O prazo do acordo se encerraria no final de agosto. No começo do mês, a Sinfra anunciou a prorrogação, com previsão de mais 52 dias, fixando a data final para 2 de outubro de 2025. O custo inicial da obra, em 2022, era de R$ 468 milhões e está, hoje, em R$ 485,6 milhões. Segundo o Portal Transparência da Sinfra, foram pagos até o momento R$ 105,8 milhões pela execução de 27% da obra.
A audiência com o secretário está marcada para 15 de setembro, uma segunda-feira, às 9h, na Sala de Comissões da ALMT.
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sandra - 28/08/2025
A população já paga desde época da copa ate hj esta um inferno andar pelo centro de Cuiabá ou toda Cuiabá melhor dizendo.
1 comentários