Publicidade

Cuiabá, Segunda-feira 15/09/2025

Colunas e artigos - A | + A

15.09.2025 | 13h14

Educação Inclusiva começa pelo ambiente

Facebook Print google plus

Estela Takase

Divulgação

Divulgação

Você já parou para pensar em como os espaços escolares podem incluir ou excluir uma criança? Muitas vezes falamos de professores, materiais didáticos e tecnologia, mas esquecemos de algo que está diante dos nossos olhos: o ambiente físico onde o aprendizado acontece.


Em Cuiabá, por exemplo, os dados recentes do QEDU (Portal de Dados Educacionais) mostram como a demanda por inclusão cresce ano a ano. Entre 2023 e 2024, o total de alunos na rede municipal aumentou pouco mais de 2%. Até aí, nada fora do esperado. Mas quando olhamos para a educação especial, o salto é ainda mais expressivo: em 2023 havia 1.932 alunos, e em 2024 esse número chegou a 2.214.


Ou seja, um aumento de quase 15% em apenas um ano. Essas porcentagens revelam mais do que estatísticas, mostram que cada vez mais crianças com necessidades específicas estão chegando às salas de aula. E se a quantidade de estudantes cresce, os ambientes escolares também precisam se adaptar.


Muita gente ainda acredita que inclusão se resume a rampas e banheiros adaptados. É claro que isso é fundamental, mas vai muito além. Um exemplo já em prática são as Salas de Multi Recursos, regulamentadas pelo MEC/FNDE, que oferecem equipamentos e materiais adaptados. Mas além delas, cresce a necessidade de espaços voltados ao acolhimento e à regulação sensorial — como as salas multissensoriais.


Esses espaços são planejados para estimular ou acalmar os sentidos, trazem iluminação controlada, texturas, sons e cores que ajudam a reduzir a ansiedade, apoiar a concentração e ampliar as possibilidades de participação das crianças. Para muitos alunos, ter acesso a um ambiente assim pode ser decisivo para permanecer na escola, sentir-se seguro e se desenvolver com dignidade.


Com o crescimento constante das matrículas na educação especial, não é possível manter a mesma estrutura física e esperar resultados diferentes. O espaço precisa acompanhar o aluno. Essa é a base de uma educação de qualidade, que acolhe cada estudante, dá a todos a chance de aprender de verdade e respeita todas as formas de ser e perceber o mundo.

 

Estela Takase, arquiteta especialista em projetos educacionais e acredita na inovação como ferramenta para transformar espaços de aprendizagem.

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

O ano de 2000, além da virada do milênio, marcou a votação totalmente eletrônica no Brasil, contudo ainda há quem queira a volta da cédula impressa. Você prefere qual?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Segunda-feira, 15/09/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.