DEU EM A GAZETA 07.10.2025 | 06h28
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JOãO VIEIRA
As obras de implantação do BRT em Cuiabá trouxeram mudanças drásticas na rotina de quem trafega pela avenida Historiador Rubens de Mendonça, a avenida do CPA. A via, que é uma das principais ligações entre o Centro Político Administrativo e o Centro da cidade, teve a quantidade de retornos reduzida em aproximadamente 62%, passando de 16 para apenas 6 ao longo de 7,8 km de extensão.
Sem opções acessíveis para fazer o retorno, muitos motoristas têm cometido infrações perigosas, atravessando as faixas centrais da avenida por passarelas para driblar as mudanças, desrespeitando a sinalização e colocando em risco a segurança viária. A equipe de A Gazeta flagrou diversas manobras irregulares na manhã desta segunda-feira (6), entre o McDonald’s e o antigo prédio do Procon-MT. Neste ponto específico, as únicas alternativas legais de retorno são o viaduto da Sefaz, para quem deseja voltar em direção ao Centro, e o retorno nas proximidades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), para quem segue sentido CPA.
A distância entre as opções tem gerado transtornos, atrasos e ações arriscadas por parte de condutores impacientes. Antes, nesse trecho, os motoristas tinham pelo menos cinco opções de retorno ao longo da via. Duas muito utilizadas eram retornos que hoje são passarelas, a do antigo prédio do Procon e do McDonald’s.
Apenas no trecho do Procon, em um período de aproximadamente 30 minutos em que a reportagem permaneceu no local, vários flagrantes foram registrados e mais de 12 infrações cometidas por motoristas e motoqueiros que cruzaram a via pela travessia de pedestres. Em um dos flagrantes, o motorista de um veículo quase provocou um acidente.
O veículo que vinha logo atrás dele precisou frear bruscamente. Pouco mais à frente, na travessia de pedestre em frente ao McDonald’s, motoqueiros também utilizam o local como retorno. Em cerca de 10 minutos no local, pelo menos três motocicletas realizaram o retorno irregular.
O local até tem um semáforo, mas está desativado. Taxista que trabalha na região, José Lima, 55, afirma que as infrações são inúmeras e afirma que como motorista entende o transtorno da falta de retornos, mas lembra que a imprudência é grave e pode terminar em tragédia. “É preciso que a Semob veja isso, seja com agentes, com câmeras, mas algo precisa ser feito”.
Fechamentos serão permanentes
Fechamento desses retornos é permanente. Em uma audiência pública realizada pelo Ministério Público no mês passado, o secretário adjunto de Obras Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), Isaac Nascimento Filho, informou que com a implantação do modal, as avenidas terão o menor número de retornos possíveis e motoristas deverão se adaptar aos “laços de quadra”, que consiste em contornar a quadra para atravessar as avenidas com o auxílio do semáforo por onde o modal passar. Um exemplo desse “laço” é o retorno que quem segue na avenida do CPA sentido Centro, e precisa fazer nas proximidades do posto Amazônia.
Agora o motorista que deseja retornar na avenida do CPA precisa acessar à direita a rua Mestre Teodoro Lourenço, virar à esquerda na rua Conselheiro Dr. Ênio Vieira e seguir cortando a avenida do CPA pelo semáforo.
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