mais um ano de obras 20.10.2025 | 13h10

allan@gazetadigital.com.br
Mariana da Silva
O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Oliveira, anunciou que o governo estadual vai contratar uma consultoria técnica especializada para revisar o projeto do túnel a ser construído na região do Portão do Inferno, na MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá). Este promete ser a solução definitiva para os constantes deslizamentos de terra na região, substituindo o antigo plano de recorte do paredão rochoso, descartado após estudos apontarem inviabilidade técnica e ambiental.
“Até sexta eu estou com o orçamento detalhado. Eu falei para o governador: ‘eu nunca fiz túnel, não tenho ideia de como vou fazer o túnel com um material desse’. Então, vou contratar uma consultoria de geólogos e engenheiros que já mexeram com isso para analisarem o nosso projeto e orçamento”, afirmou Marcelo Oliveira, durante audiência na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (20).
O edital para licitação da nova empresa responsável pela obra deve ser lançado após as revisões técnicas e o prazo de execução previsto é de um ano. O projeto original do Portão do Inferno já consumiu aproximadamente R$ 10 milhões dos R$ 37,6 milhões previstos após aditivos contratuais.
As obras, iniciadas em 2024, chegaram a ser paralisadas para reavaliação após o projeto inicial ser descartado. O Poder Executivo recebeu, mas ignorou estudos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que alertavam para a inviabilidade da solução adotada inicialmente.
MT-030
Durante a mesma audiência, Marcelo Oliveira também comentou sobre a MT-030, rodovia projetada para encurtar o trajeto entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. O secretário admitiu que o projeto segue enfrentando grandes obstáculos de engenharia, especialmente na subida da serra.
“O senhor conhece a Rio-Santos? É terrível. Só que a 030 ainda é pior”, comparou Oliveira ao responder ao deputado estadual Júlio Campos (União). “Ela sai no platô, aí chega lá no final e tem aquele morro enorme. São 30 km de platô, uma maravilha. Mas e para subir aquilo? Vai gastar mais 30 km, fazendo viaduto, terceira pista, essas coisas todas. Depois que o homem foi à Lua, eu acredito em tudo. A obra sai, mas eu não sei a que preço”, completou.
Marcelo reforçou que, mesmo com as dificuldades, a MT-030 segue como prioridade no planejamento do Estado, mas depende de um projeto técnico sólido e seguro: “Se for lançado comigo, será em regime de RDCI, e mesmo assim com consultoria especializada de fora, se for preciso”.
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JORGE1 - 21/10/2025
Para quem não sabe a rodovia que sai de Cuiabá até Chapada dos Guimarães é uma rodovia estadual. Quanto a decisão de fazer ou não um túnel no trecho do Portão do Inferno, o mais viável é fazer uma ponte saindo de cerca de 300 metros de cada lado, ou seja teríamos um ponte de 600 metros de vão. Com certeza seria bem mais barato do que construir um túnel ou como alguns desejam, uma nova estrada.
João Benedito Souza - 21/10/2025
E dinheiro jogado fora..Ali o maciço e pequeno e só detonar e pronto problema resolvido...
Benedito da costa - 20/10/2025
Eu sempre postei de que a solução para essa questão é o túnel que além de mais barato, não causaria alto impacto ambiental.
Eliezo ferreira leal - 20/10/2025
2 anos não fez nada agora que chegou a temporada da chuva vai fazer ?
Katya Curvo Galitzki - 20/10/2025
Boa noite. Na minha opinião eu faria um desvio atrás dessa pedra enorme, que vem ameaçando desmoronar, desviará da estrada principal e com esse desvio continuaria na mesma BR ogo apos esse topo, até chegar em Chapada dos Guimarães na mesma BR Faria antes desse desvio, um pouco antes desse morro/pedra uma enorme Plataforma de vidro, onde os turistas pudessem contemplar toda baixada cuiabana. Faria um atrativo turístico nesse local. Dicas
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