WEB DENÚNCIAS 11.10.2025 | 07h15
redacao@gazetadigital.com.br
Francinei Marans
A Prefeitura de Cuiabá celebra a unificação dos sistemas de recebimento de denúncias da Bem-Estar Animal (BEA) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), visando proporcionar maior agilidade no atendimento ao público. Trata-se de um sistema, WebDenúncia, totalmente integrado entre as secretarias, voltado ao registro e acompanhamento em tempo real das denúncias.
“Com essa integração, o Bem-Estar Animal passa a ter maior controle e rastreabilidade das demandas externas, garantindo respostas mais rápidas, devolutivas mais precisas e uma análise de resultados mais compacta e inteligente, com geração automática de gráficos e indicadores”, explicou a diretora da BEA, Morgana Thereza Ens.
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O sistema é alimentado por inteligência artificial, que cruza informações com a legislação vigente sobre crimes ambientais e contra a fauna, incluindo também ocorrências envolvendo grandes animais, dentro da área de atuação do município de Cuiabá. Também utiliza georreferenciamento para localizar e mapear as denúncias, contribuindo para reduzir significativamente o número de notícias falsas ou denúncias improcedentes.
Além disso, o sistema tem caráter educativo e modernizador, alinhado à nova gestão municipal, promovendo uma cultura mais responsável e moderna de participação da população.
Para a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a integração entre a Sorp e o Bem-Estar Animal representa muito mais do que a união de sistemas. “É o fortalecimento de um compromisso conjunto com a eficiência, a transparência e o bem-estar da nossa população, incluindo os animais”, frisou.
Palhares também destacou que, ao incorporar a inteligência artificial nesse processo, a gestão conseguirá responder com mais rapidez e precisão, além de combater informações falsas com mais rigor. “É uma ferramenta que educa, previne e moderniza a forma como a cidade se relaciona com os seus cidadãos”, pontuou a secretária.
“Pela primeira vez, o Bem-Estar Animal conseguirá oferecer devolutivas automáticas e estruturadas, sem que o denunciante precise solicitar retorno. O munícipe terá mais confiança no trabalho, uma vez que todas as denúncias serão registradas e rastreadas dentro do sistema”, complementou Morgana.
Referência
O sistema WebDenúncia foi desenvolvido por servidores da Sorp para o atendimento às denúncias da pasta. Posteriormente, foi adaptado para o atendimento ao público da agência Cuiabá Regula e da Defesa Civil, com o tema das queimadas. Agora, foi novamente aprimorado para o recebimento das denúncias do Bem-Estar Animal.
Essas iniciativas representam um marco de modernização e integração tecnológica dentro da Prefeitura de Cuiabá.
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