Deu em A Gazeta 14.10.2021 | 10h13

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Secom-Cuiabá
A partir de 1º de novembro, três novos pontos de radares passam a multar em Cuiabá. Os equipamentos foram instalados após uma análise junto ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), que apontou locais considerados perigos e com registros ou risco de acidentes de trânsito. Nesses locais, motoristas que excederem os limites de velocidade permitidos, ou avançarem em sinal vermelho, serão penalizados.
Os aparelhos foram instalados em dois cruzamentos da avenida XV de Novembro. Um primeiro equipamento, na esquina com a Senador Metelo, e outro, na XV de Novembro com a Comandante Suídio. Um terceiro equipamento foi instalado no cruzamento da rua Comandante Costa com a avenida Dom Bosco. Com esses novos radares, Cuiabá passa a ter 45 aparelhos em funcionamento.
Diretor de Trânsito Michell Diniz explica que os radares foram instalados no mês de julho, passaram por aferição e estão na fase final, que envolve o período educativo. Foram instaladas sinalizações e avisos sobre os equipamentos nessas vias. Algumas pessoas estão recebendo imagens geradas por eles, mas como forma de advertência nesse momento.
De acordo com ele, os equipamentos fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público. O documento determina o aumento de 40% no número de aparelhos como forma de diminuir os índices de acidentes. Desde quando começaram a ser instalados, em 2014, o índice de acidentes caiu 38% nas vias com fiscalização.
Segundo Diniz, dados do Boletim Epidemiológico, que traça perfil do trânsito em Cuiabá, apontam que os motociclistas representam 33% dos envolvidos em acidentes com vítimas fatais na Capital e em 66% desses acidentes o condutor não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Polêmica
Em um dos novos pontos, na Comandante Costa com a Dom Bosco, a velocidade estipulada foi 30 quilômetros por hora. Considerada muito baixa por motoristas, que questionam a lentidão que a nova regra deve causar. Diniz explica que os estudos apontaram que a velocidade é a ideal para o local, que é também área escolar, mas que se eventualmente for evidenciada a lentidão, isso pode ser mudado. Se na prática houver a lentidão, podemos reavaliar e subir para 40 km/h.
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