Impacto social 23.11.2025 | 07h30

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Divulgação
Transformar a vida das pessoas e das comunidades onde está presente é o principal objetivo do Sicredi. Por meio dos produtos e serviços financeiros disponibilizados, a instituição financeira cooperativa está ao lado de mais de 9,5 milhões de associados (pessoas físicas, empresas e produtores rurais), com apoio aos negócios e na realização de sonhos. Está presente em mais de 2,1 mil cidades brasileiras, com mais de 3 mil agências físicas espalhadas por todos os estados. Para além do negócio, e como consequência de seu relacionamento próximo com os associados e com a comunidade, coleciona histórias que comprovam o impacto positivo de sua presença na comunidade.
Tal impacto é comprovado por pesquisas, como a conduzida pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgada recentemente. Ela mostra que a presença das cooperativas de crédito tem efeitos diretos no avanço econômico e social dos municípios. Conforme o estudo, as cidades que contam com essas instituições apresentam incremento de 10% no PIB per capita, aumento de 15,1% no total de vagas de emprego, e crescimento de 15,6% no número de estabelecimentos comerciais.
O efeito positivo desse movimento é a arrecadação tributária, que aumenta. Outra constatação importante é que as cooperativas têm papel crucial na redução da pobreza e na inclusão financeira.
A pesquisa compara cidades com e sem a presença de cooperativas de crédito. Naquelas onde as cooperativas estão presentes, os efeitos são visíveis. São oportunidades que os associados experimentam e que ajudam a tirar os planos do papel, sejam eles da vida pessoal ou das atividades empresariais/rurais. E mais, nos momentos cruciais as cooperativas são um importante apoio para a alavancagem do negócio.
Foi o que aconteceu com Fernanda Motta e Klinger Castro, sócios da Slow Take, uma empresa de entretenimento em eventos e ativação de marca em Cuiabá. Eram sócios em uma verduraria até a pandemia, mas perceberam outro nicho de mercado bastante promissor na Capital. Já era associada do Sicredi com empresa de verduras, mas foi de uns três anos para cá que o relacionamento ficou mais próximo. Ao serem contratados para o evento de uma das nove cooperativas do Sicredi no Estado viram o negócio deslanchar. O que começou com a abertura de uma conta evoluiu para uma parceria sólida, em que a Slow Take se tornou ao mesmo tempo ‘cliente’ e fornecedora.
“Trouxemos a primeira plataforma 360 graus para Cuiabá, comprada no cartão de crédito. Foi um sucesso. Em menos de um mês, o investimento já tinha sido pago e, mais que isso, inaugurávamos uma fase de crescimento acelerado da empresa. O apoio da cooperativa foi essencial para sustentar esse salto”, afirma Fernanda, que passou a atender eventos de ativação de marca do Sicredi na região.
Linhas de crédito, máquinas de cartão, atendimento próximo do gerente e, principalmente, a sintonia de propósito fizeram com que a empresa encontrasse ali uma oportunidade para crescer. Hoje, a Slow Take emprega diretamente seis pessoas e gera cerca de 10 vagas indiretas. “Estamos transformando vidas, como a de colaboradores que vieram de outros estados, trouxeram a família e encontraram na empresa a chance de recomeçar”, conta Fernanda com orgulho.
Ela complementar dizendo que nessa trajetória, o cooperativismo de crédito se tornou mais do que um fornecedor de soluções financeiras: virou um parceiro estratégico, que acredita no desenvolvimento dos associados. Agora, com novos projetos e viagens a São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para buscar tendências, a empresária planeja expandir, abrir filiais e levar suas inovações para outras localidades.
Outro depoimento é de Rejane Maria Gallo, da cidade de Vera (a 460 km de Cuiabá). Há 30 anos vivendo na cidade, a psicóloga transformou sua vocação em negócio. Há mais de uma década se dedica ao cuidado a crianças e famílias no Espaço Sigaa (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Alternativas) fundado por ela. Um lugar para práticas que unem psicologia, pedagogia e terapias complementares, desenvolvidas por outros profissionais parceiros. E nessa história, a cooperativa de crédito sempre esteve ao lado dela. Associada há vários anos, ela conta que nunca pensou em trocar de instituição: o atendimento próximo, o diálogo fácil e a atenção constante criaram um vínculo de confiança que só se fortaleceu com o tempo.
Quando precisou investir em um veículo utilitário para prestar um atendimento melhor aos clientes e facilitar nas rotinas recorreu à cooperativa. “Por meio do financiamento consegui adquirir o automóvel que hoje é essencial para o funcionamento do Espaço Sigaa. Cada conquista da empresa carrega um pouco dessa parceria de longa data”. Mesmo sem necessidade imediata de ampliar ou fazer outro investimento no espaço, ela já sabe que quando precisar saberá com quem contar.
Impacto social
Histórias como as de Fernanda e Klinger, e de Rejane endossam o impacto positivo gerado pela atuação do Sicredi na vida das pessoas e das comunidades, e que norteiam campanha publicitaria nacional promovida pela instituição financeira cooperativa. Nela, o impacto social é evidenciado com grandes números, como os mais de R$ 435 milhões aplicados em investimentos sociais, R$ 15 bilhões destinados ao empreendedorismo feminino e as 5 milhões de pessoas beneficiadas por programas de educação, conforme aponta o Relatório de Sustentabilidade 2024. Esses números estão presentes no filme e nas peças de divulgação, que reforçam o Sicredi como agente de transformação nos municípios onde está presente.
“Nossa história e o impacto positivo gerado nas comunidades são de longa data. Fazemos isso há mais de 120 anos. Está na nossa essência a busca por justiça social e a construção de um mundo melhor. Esse é o poder do cooperativismo de crédito, que ganha cada vez mais adeptos”, resume o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.
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Milho Disponível
R$ 66,90
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Algodão
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1,41%
Boi à vista
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Soja Disponível
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1,06%
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