digitalização do varejo 24.09.2025 | 15h07
redacao@gazetadigital.com.br
Divulgação
Com soluções de rede corporativa gerenciadas em nuvem, fabricante aposta na digitalização do varejo físico para atender demandas como pagamento por Pix e personalização de ofertas.
A multinacional TP-Link, referência global em soluções de rede e conectividade, está reforçando sua estratégia no mercado corporativo brasileiro com foco no varejo. A companhia aposta em projetos que viabilizam a digitalização do ponto de venda físico por meio de soluções escaláveis, seguras e de fácil gerenciamento, projetadas para suportar desde aplicações críticas, como meios de pagamento, até experiências digitais de consumo.
Leia também - Violonista realiza a 4ª Edição do Concerto Beneficente em Cuiabá; confira a data
A estratégia da empresa se dá devido à transformação acelerada do setor varejista. O Pix, por exemplo, já é o meio de pagamento mais utilizado entre os brasileiros. Segundo dados do Banco Central, o sistema movimentou R$11,9 trilhões apenas no primeiro semestre de 2024, um crescimento de 62% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse avanço não apenas substituiu dinheiro e cartões em diversas transações, como também tornou as redes de conectividade uma peça central na operação de lojas, supermercados, farmácias e shoppings.
“A conectividade deixou de ser apenas um suporte para se tornar o coração do varejo. É ela que garante a fluidez de pagamentos digitais, a operação de etiquetas eletrônicas, soluções de IoT (Internet das Coisas) e até o wi-fi promocional que aproxima marcas de seus consumidores. Para isso, é fundamental oferecer redes robustas, inteligentes e preparadas para a escalabilidade que o mercado exige”, afirma Marcelo Oliveira, diretor geral da TP-Link Brasil.
Omada by TP-Link
A TP-Link, por meio de sua marca corporativa Omada, oferece um portfólio de soluções que combina wireless corporativo, switches gerenciáveis e controladoras em nuvem ou locais. Com isso, a proposta é entregar ao varejo uma conectividade de ponta a ponta, sem custos recorrentes e/ou taxas de licenciamento e suporte vitalício e operação em nuvem que permite gestão centralizada e segura de múltiplas unidades.
De acordo com Oliveira, o desafio atual não é apenas conectar, mas transformar conectividade em inteligência estratégica, por isso, uma das frentes que a empresa tem desenvolvido são parcerias com empresas que detém soluções de Captive Portal, ou seja, plataformas de gestão de dados com geração de estatísticas sobre comportamento do consumidor, o que permite ao varejista transformar conectividade em insights.
“No varejo, cada interação é uma oportunidade de negócio. Uma rede bem estruturada não só viabiliza a transação via Pix, como também gera informações valiosas a partir do comportamento de clientes conectados, ajudando o varejista a criar campanhas mais assertivas e personalizadas”, reforça.
A estratégia de fortalecer a vertical de varejo no Brasil está alinhada ao crescimento exponencial do setor e ao papel da conectividade como diferencial competitivo. “Estamos diante de um varejo cada vez mais digital, em que a jornada de compra integra o físico e o on-line. Nosso objetivo é garantir que a conectividade seja um ativo estratégico, capaz de sustentar operações críticas com segurança e alta performance, do caixa ao celular do consumidor”, conclui Oliveira.
Sobre a TP-Link
A TP-Link é líder global em soluções de conectividade e reconhecida pela confiabilidade e inovação de seus dispositivos e acessórios de rede. Fundada em 1996, está presente em mais de 170 países, com milhões de produtos distribuídos anualmente para consumidores, empresas e operadoras. Pelo sexto ano consecutivo, a empresa figura no Magic Quadrant da Gartner e foi classificada pela IDC (International Data Corporation) como a número 1 em dispositivos Wi-Fi no mundo.
Saiba mais: www.tp-link.com/br
Sobre o Omada by TP-Link
O Omada by TP-Link é a marca B2B especializada em soluções de rede corporativa com gerenciamento centralizado em nuvem, que promove escalabilidade, segurança e alto desempenho, facilitando a administração. Sua plataforma unificada de gerenciamento integra todos os dispositivos que fazem parte de seu portfólio, como Access Points, Switches e Gateways, tudo acessado e gerenciado de forma inteligente, promovendo maior eficiência operacional.
Publicidade
Publicidade
Milho Disponível
R$ 66,90
0,75%
Algodão
R$ 164,95
1,41%
Boi à vista
R$ 285,25
0,14%
Soja Disponível
R$ 153,20
1,06%
Publicidade
Publicidade
O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.