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Política de MT - A | + A

cerimônia no planalto 04.05.2023 | 12h00

Ao lado de Lula, Mendes assume gestão da BR-163 e enaltece apoio da União

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Mayke Toscano

Mayke Toscano

Atualizada às 12h23 - Ao lado do presidente Lula (PT) e membros da bancada federal de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (União) assinou o termo de transferência para assumir a gestão da BR-163, que agora será administrada pela MT Par e receberá o nome de "Nova Rota". 

 

Leia também - Governo vai investir R$ 1,6 bilhão em obras da melhoria dos trechos da rodovia BR-163

 

A cerimônia ocorre no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (4). Durante o evento, Mendes enalteceu o apoio do governo Federal nas negociações para que o Estado pudesse assumir a rodovia.

 

"A partir de amanhã daremos a ordem de assinatura para dar a ordem de trabalhos de requalificação da rodovia. Agradeço ao presidente da República por permitir que os bancos oficiais pudessem concluir o processo de transmissão da dívida que existia com o bom desconto e ao Renan, ministro da Infraestrutura, que fez um bom trabalho nessa largada”, disse.  

 

Fim da novela

 A transferência da rodovia, classificada como “histórica e inovadora” pelo próprio chefe do Executivo, põe fim numa longa negociação feita entre o governo e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que possibilitará que as obras de duplicação e recuperação da rodovia tenham início ainda em 2023.


O Estado, por meio da MT Par, comprou as ações da Odebrech e passará a ter o controle acionário da empresa Rota do Oeste. A alternativa para o impasse foi construída junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Desde então, o Executivo buscou a renegociação de R$ 920 milhões em dívidas da concessionária. No final de março, o governo recebeu o último aceite para seguir com a troca do controle acionário.


Investimento na retomada da duplicação e das melhorias de trechos críticos da BR-163 pelo governo de Mato Grosso está estimado em R$ 1,6 bilhão nos próximos dois anos.


Inicialmente foi previsto aporte de R$ 1,2 bilhão, mas o governo anunciou complementação de R$ 400 milhões para outro pacote de obras programadas para o 1º ano de concessão, incluindo a recuperação da pista simples da rodovia federal, concedida à iniciativa privada em 2014.

 

Veja vídeo:

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Comentários

ana samara - 04/05/2023

É duro ir embora. Os ônibus do pedra 90 passam lotados e não param do coxipó em diante, sentido pedra 90. Precisa aumentar a frota com urgência. Gasto, entre tempo de espera e chegada, cerca de 1h30 a 2h, sendo que era para ser 50min no máximo.

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