100 KM 20.12.2024 | 14h35
redacao@gazetadigital.com.br
João Vieira
Mauro Mendes (União) entregou os primeiros 100 quilômetros de pista nova da BR-163, entre os municípios de Diamantino e Nova Mutum, nesta sexta-feira (20). O estado contou com empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar as obras. Apesar do financiamento federal, Mauro não convidou o presidente Lula para a inauguração, pois não se sentiu na obrigação, já que “dinheiro emprestado não é dinheiro dado”.
“Mato Grosso assumiu esta rodovia BR-163, tem muitos anos que ela está aqui sem conseguirem fazer a duplicação, o Governo Federal não fazia, a iniciativa privada que pegou não fazia e o Governo comprou esta concessionária, hoje ela é 100% do Governo de Mato Grosso e nós fizemos o investimento e estamos entregando os primeiros 100 quilômetros. No ano que vem nós vamos ter todo o trecho de Cuiabá a Sinop com obras liberadas”, disse o governador.
Segundo Mauro, sua gestão vai encerrar o ano de 2024 com 5 mil quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas, além destas obras na BR-163. Ele destacou que esta ação impacta positivamente não apenas a economia do estado, mas a vida da população também.
“Diminuiu muito os acidentes, as mortes, houve 85% de redução das mortes aqui nesse trecho entre Diamantino até a cidade de Nova Mutum. Nós sabemos que a logística aqui no Mato Grosso é fundamental, um estado tão grande como o nosso, e ela é boa não só para a atividade econômica, para o grande agronegócio ou para todas as outras atividades econômicas, mas ela é boa para a vida das pessoas, melhora a qualidade do ir e vir para os diversos e diversos motivos que as pessoas andam entre uma cidade e outra”, afirmou.
Ao ser questionado se convidaria o presidente Lula para futuras inaugurações deste tipo, Mauro apenas disse que “dinheiro emprestado não é dinheiro dado”, ou seja, não possui nenhuma obrigação com Lula neste sentido.
“É dinheiro emprestado, o BNDES está emprestando, eu agradeço ao presidente Mercadante, agradeço à deputada Rosa Neide que nos ajudou nesse processo, mas é um dinheiro emprestado que vai ser pago com juros e é importante pra gente acelerar as obras e não fazer ela ao longo do tempo só com o dinheiro do estado de Mato Grosso (...). Ele é o presidente da República e ele precisa ser tratado como presidente do país e do meu lado sempre será tratado com respeito, como eu tratei todos os presidentes que eu tive a oportunidade de me relacionar”.
A duplicação da BR-163 teve início após o Estado, por meio da MT Par, assumir o controle da Nova Rota, em 2023, e realizar um aporte de R$ 1,6 bilhão. Hoje, a BR-163 abriga a maior obra rodoviária do Brasil e o trecho concluído em 2024 supera em 35% a extensão prevista no cronograma de obras da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
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Luis Carlos do Espírito Santo - 20/12/2024
O famoso mal agradecido no governo do Capetão não conseguiu nada no governo Lula destravou a ferrovia e conseguiu a conceção governador idiota
1 comentários