Publicidade

Cuiabá, Sexta-feira 17/10/2025

Autos e Máquinas - A | + A

25.06.2005 | 03h00

Fiat relança Marea com leves mudanças na parte estética

Facebook Print google plus

A linha Marea é um caso sério dentro das fileiras da Fiat. Fruto de um projeto eficiente, tanto o sedã quanto a station wagon exibem design interessante, ousado e agressivo, um habitáculo extremamente convidativo e opções de motores para vários gostos e bolsos. Em resumo, predicados não faltaram para o carro dar certo no mercado brasileiro desde que foi lançado, em 1998. Mas, na prática, o modelo nunca vingou brilhantemente. Agora, a Fiat tenta mais uma vez: relança a linha Marea com alguma pompa e tenta lhe dar fôlego de vendas com leves mudanças estéticas, umas poucas novidades funcionais e a nova opção do motor 1.6 16V. A idéia é, naturalmente, é criar uma versão mais barata e fazer o carro vender mais. E ele bem que precisa. Em todo o ano passado, por exemplo, a linha Marea somados sedãs e peruas registrou modestas 742 unidades vendidas, o que se reflete em uma média de menos de 62 carros por mês. Este ano, a vida está mais dura: foram apenas 103 veículos entregues, ou menos de 21 unidades mensais.

No relançamento de agora, porém, o Marea não terá um caminho fácil pela frente. É fato que o antigo rival Chevrolet Vectra já está em final de carreira, mas Honda Civic e Toyota Corolla estão aí para atrapalhar. E, no caso da perua Marea Weekend, a perua Toyota Fielder é uma rival difícil. Para tentar superá-los, a estratégia da Fiat é variada.

Para começar, a montadora mexeu no design do carro. Na frente, surge uma grade mais evidente e cromada e os faróis também ganharam molduras cromadas, que os destacam da carroceria. Na traseira do sedã, o novo logotipo da Fiat foi instalado bem no centro da tampa do porta-malas e as lanternas ganharam lentes fumê. E na derriére da perua adotou-se o mesmo recurso: as molduras, antes na cor grafite, agora também são cromadas.

Por dentro, a linha Marea também ganhou novidades. Painel de instrumentos, console entre os bancos e maçanetas receberam pintura prateada. Além disso, os habitáculos de cada uma das versões receberam novos recursos. A versão mais básica, SX, já traz de série o ar-condicionado automático. Já as versões ELX, HLX e Turbo passam a ter de série o sistema Connect, já presente no hatchback Stilo. Fruto de uma parceria da Fiat com a operadora de telefonia celular Tim e com a fabricante de celulares Nokia, permite, através da tecnologia Bluetooth, que os ocupantes do veículo falem ao telefone através do aparelho de som do automóvel, sem a necessidade do uso de cabos e com ligações acionadas por comando de voz.

Mas a mais importante novidade está sob o capô. Foram mantidos os motores 1.8 16V de 132 cv a 6.500 giros e 16,7 kgfm a 4 mil giros, 2.0 20V turbo de 182 cv a 6 mil giros e 27 kgfm a 2.750 giros e também o 2.4 20V de 160 cv a 6 mil giros e 21 kgfm a 3.500 giros. Mas a linha Marea passa a contar, também, com uma nova opção de motor o conhecido 1.6 16 V Hi-Torque, que já fez parte do portfólio da linha Palio. Essa unidade de quatro cilindros de exatas 1.596 cilindradas, com 106 cv a 5.500 giros e torque de 15,4 kgfm a 4.500 giros volta a ser oferecida por ter ficado mais barata para a fábrica, por conta do início de sua produção na Argentina antes era importado da Itália. E a Fiat ainda destaca que, a 1.500 giros, o motor já chega aos 13 kgfm ou seja, 82,5% do torque máximo. Uma medida bastante necessária, em se tratando de um carro que pesa no mínimo 1.190 kg e, desta forma, tem uma relação peso/potência inicia de 11,2 kg/cv.

A adoção do novo motor tem um objetivo assumido: ter uma versão de entrada com um preço competitivo e até chamativo. Na linha vendida até agora, o Marea sedã mais barato, o SX, começava em R$ 48,2 mil, enquanto que a versão mais cara, a HLX automática, chegava aos R$ 77,3 mil. Entre as peruas, o preço começava em R$ 52,9 mil a R$ 82 mil. Os novos preços não vão escapar muito da atual tabela.

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

Nos últimos meses foram registradas várias denúncias de assédio sexual em instituições de ensino do nível básico ao superior. Você já se sentiu assediada (o) nestes ambientes?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Sexta-feira, 17/10/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.