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30.12.2006 | 03h00

Sensor de estacionamento facilita manobras

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O sensor de estacionamento que já se tornou item de fábrica de alguns modelos é mais uma ferramenta para ajudar o motorista. Embora a maioria ainda não tenha tido a oportunidade de testar a eficiência do equipamento, todos garantem que ele facilita a vida de quem dirige. "Evita aquelas encostadinhas em outros carro e é imprescindível quando precisamos nos espremer para estacionar em uma vaga menor que o carro", brinca Lindomar Campos Moreira, de 30 anos.

O sistema auxiliar de estacionamento consiste em captadores, que emitem ultra-som, e um equipamento que calcula a distância e a posição do objeto ou veículo, modula o sinal elétrico e o transmite ao sistema de alarme que alerta o motorista. Os captadores são quatro, montados todos à mesma altura, e abrangem uma distância de até 1,5 metro para a traseira e 60 centímetros para as laterais.

Entretanto, a forma e a espessura do objeto afetam essa distância. Uma haste de 75 centímetros de altura e cinco centímetros de diâmetro, por exemplo, é detectada a um metro do carro. Já se o diâmetro da haste for de apenas um centímetro, ela só será detectada a 30 centímetros de distância.

À medida em que a distância entre o carro e o objeto ou outro veículo diminui, o alerta sonoro se torna mais freqüente, até passar a contínuo quando o espaço chega a 25 centímetros. No caso de detecção lateral, o alerta cessa após três segundos caso a distância seja mantida, ou seja no caso de passagem por um local estreito.

O sistema é ativado de modo automático sempre que se engata a marcha à ré. Portanto, não atua caso o veículo se mova para trás em ponto-morto ou pela ação da embreagem, nem indica a aproximação de um veículo ou objeto móvel pela traseira.

Com apenas dois anos de experiência como motorista, Tiago Costa Gomes, de 20 anos, salienta que o sensor de estacionamento facilita a vida de pessoas que, assim como ele, estão começando a dirigir. Ele conta que no começo o motorista ainda não tem a noção de espaço e sempre acaba provocando aquelas amassadinhas no carro. "O sensor evita isso e, especialmente, os problemas com nossos pais".

Já Rogério Darlei, de 32 anos, motorista há pelo menos 13 anos confessa que quando começou a dirigir nunca pensou em ter uma ferramenta que auxiliasse no estacionamento do veículo, "A evolução e tecnologia nos surpreende. O melhor de tudo é que além de auxiliar evita prejuízos", diz.

Hildebrando Costa de Carvalho, de 49 anos, que exerce a profissão de motorista há pelo menos 20 anos, concorda com Darlei e acrescenta ainda que o sensor evita aqueles arranhões frequentes nas rodas e nos pára-choques. "Para quem dirige o dia inteiro é um equipamento a mais que facilita o trabalho".

Apesar de todas as opiniões positivas sobre o sensor de estacionamento, poucas pessoas tiveram a oportunidade de experimentar a sensação de ter uma orientação do próprio veículo na hora de estacionar. "Mas quem já testou pode garantir a eficiência. É muito mais fácil estacionar e, além disso, a gente não precisar ficar com medo de arranhar o carro novo", diz José Luiz Souza Campos, de 37 anos, que optou por um carro com sensor de estaciomento.

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