01.02.2004 | 03h00
Ele fundou a maior usina de trilhas sonoras do País e já se vão quase quatro décadas. Nada entra na trilha de uma novela sem o aval de João Araújo, o "homem do carro de som" da Rede Globo, presidente da gravadora Som Livre.
Araújo chegou à Globo em 1969 com a experiência de ter sido homem-forte nas antigas Odeon e Phonogram. Inicialmente, "recolheu" no mercado artistas recém dispensados por outras gravadoras, como Luiz Melodia e Macalé (que vinham da Phogram), Novos Baianos (saídos da RGE e Continental), Alceu Valença (dispensado pela Continental) e outros mais improváveis, como Gerson Conrad (ex-Secos e Molhados, que não fora aproveitado pela Phonogram após o fim do grupo).
De lá para cá, Araújo continuou ditando o que os noveleiros de plantão assobiam de noite, depois que sobem os créditos. Essa onipotência sonora teve bons momentos, como a trilha de O Bem Amado, composta por Toquinho e Vinícius, que trouxe pérolas como "Meu Pai Oxalá", música do personagem Zelão das Asas (Milton Gonçalves). Mas Araújo também deu seus vários bolas-fora, como contratar novatos sem jeito para a coisa, como Lulo Scroback, de quem lançou
João Araújo foi visionário, quando lançou pela Som Livre em 1983, o disco O Grande Circo Místico, com a valsa "Beatriz", cantada por Milton Nascimento, além de Tim Maia, Zizi Possi e Jane Duboc. Também tentou emplacar os subprodutos genéticos do reality show
- A Som Livre tem essa capacidade de ressuscitar artistas em baixa num determinado momento no Brasil, como foi o caso recente de Rod Stewart...
- É, ele estava fora de circuito há muito tempo. Teve casos assim: a Sony, a Universal e outras gravadoras lançavam um artista classe A e o disco não vendia mais do que 7 mil, 10 mil cópias. Tempos depois, a gente punha uma música na trilha da novela e, três meses depois, o disco vendia 250 mil cópias. Mas eu não tenho artistas. A Xuxa é a única artista contratada da Som Livre. Apenas alugo fonogramas de terceiros. São músicas pinçadas de trabalhos já lançados.
- E esse trabalho de pinçar artistas, quem faz?
- Eu tenho produtores. Eu mesmo fiz esse trabalho durante 15 anos, mas depois descansei. Quem aprova sou eu, mas o trabalho de selecionar é feito pelos produtores. Não posso mais ficar 12 horas por dia ouvindo música, tenho outros afazeres importantes.
- A Som Livre também arrisca, às vezes, lançando gente como Lulo, Ana Carolina e mesmo Adriana Calcanhoto em trilhas.
- Claro, há uma dose de risco. A margem é grande, às vezes o retorno é prejuízo. Uma de nossas maiores ousadias, recentemente, foi a trilha sonora da novela Mulheres Apaixonadas
- É possível ainda hoje essas vendagens de mais de um milhão de discos?
- Hoje em dia isso acabou, não tem mais. A pirataria representa agora 50% do mercado. O ano passado foi um ano excepcional, se não tivesse a pirataria teria sido o maior ano de todos os tempos. Tentamos encontrar meios alternativos. Fomos a primeira gravadora a ter uma loja virtual na internet, a Somlivre.com. Na rede, a inadimplência, a devolução, esses itens todos te dão algum prejuízo, mas a gente vende bem, com cartão de crédito e depósito bancário. No início, houve uma desconfiança do sistema, mas agora está deslanchando. Nos primeiros anos, só 20% das vendas era no cartão de crédito. Agora, chegam a 62%.
- Agora tem um dado curioso: o sr. é o pai do cantor Cazuza, e muitas novelas tiveram músicas dele na trilha. O sr. mesmo as escolhia?
- Não só músicas nas trilhas, mas também um tema, Brasil, na novela Vale Tudo
Publicidade
Publicidade
Milho Disponível
R$ 66,90
0,75%
Algodão
R$ 164,95
1,41%
Boi à vista
R$ 285,25
0,14%
Soja Disponível
R$ 153,20
1,06%
Publicidade
Publicidade
O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.