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Cuiabá, Quinta-feira 11/09/2025

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DEU EM A GAZETA 11.09.2025 | 06h40

Cuiabá tem 27 pontos críticos e obras vão até dezembro de 2026

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Dantielle Venturini

redacao@gazetadigital.com.br

João Vieira

João Vieira

Com 27 pontos críticos e duas grandes obras em andamento, o BRT e o Complexo Leblon, Cuiabá enfrenta caos no trânsito, com previsões de conclusão só em dezembro de 2026. Para tentar amenizar os impactos, representantes e especialistas apontam a necessidade de divulgação antecipada dos cronogramas das obras e escalonamento de horários de trabalho como medidas essenciais para minimizar os efeitos negativos e evitar o caos.

 

Os apontamentos foram feitos durante audiência pública realizada pelo Ministério Público do Estado sobre mobilidade urbana e os impactos das obras em Cuiabá, para discutir as consequências do agravamento no trânsito. De acordo com cronograma apresentado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) durante a audiência, na avenida Miguel Sutil as obras se estendem até abril de 2026.

 

O alargamento da via ao lado da trincheira deve ser concluído este mês. Já em outubro está prevista a liberação do trecho que liga a Rodoviária ao Coxipó, em cima do túnel. Para dezembro, a programação inclui a abertura da passagem inferior, na alça ao lado do McDonald’s, e a alça de acesso à avenida do CPA, próximo à sede da Polícia Federal.

 

Em fevereiro de 2026 deve ser liberada a pista no sentido Coxipó/ Rodoviária, também em cima do túnel, enquanto a trincheira da Miguel Sutil tem entrega projetada para abril de 2026, com conclusão total prevista para o mesmo mês. Sobre o BRT, a expectativa é que até o trecho da Prainha as obras estejam finalizadas em janeiro de 2026. No início do próximo ano as obras devem se estender pela 15 Novembro até encontrar o trecho de Várzea Grande.

 

No trecho Coxipó, as obras devem ser iniciadas a partir do ano que vem, com previsão de entrega até dezembro de 2026. Promotor de Justiça, Carlos Eduardo Silva destacou que a população enfrenta desafios diários devido à falta de previsibilidade sobre as interrupções no trânsito e opções de vias alternativas, a ausência de um plano emergencial discutido, a falta de fiscalização de veículos pesados e a carência de manutenção e sinalização adequadas.

 

Para ele, o problema não é apenas de infraestrutura, mas também de planejamento a longo prazo. Enfatizou a necessidade de um olhar específico para os impactos causados pelas obras, destacando que, apesar da importância das melhorias, é preciso equilibrar o progresso com a qualidade de vida dos cidadãos.

 

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Comentários

Nilson Ribeiro - 11/09/2025

ENQUANTO ISSO, EM SALVADOR BA, JÁ FALAM EM DATA PARA A INAUGURAÇÃO DO V.L T.

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