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com dívida de R$ 21 mi 25.09.2025 | 14h42

Moretti mantém contrato da União Transporte, mas exige melhorias

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Allan Mesquita e Fred Moraes

redacao@gazetadigital.com.br

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A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recuou do cancelamento do contrato com a União Transportes, empresa responsável pelo transporte coletivo intermunicipal. Após reunião da Mesa Técnica no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) nesta quinta-feira (25), a gestora afirmou que a empresa se comprometeu a atender as exigências para melhorias imediatas no serviço, evitando uma rescisão contratual nesse momento.


O encontro também tratou de uma dívida de R$ 21 milhões que o município possui com a concessionária. “O município deve R$ 21 milhões à União Transporte, resultado de uma ação judicial de 2018. Estamos negociando compensações e parcelamento desse débito para que os benefícios retornem à população”, afirmou Moretti.

 

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Desde que assumiu a operação, a União Transporte tem sido alvo de críticas de usuários por atrasos frequentes, frota reduzida e veículos em más condições. A prefeita reconheceu o problema e condicionou a continuidade do contrato a uma série de mudanças.


O contrato atual vence em 2026, mas a prefeita já planeja uma nova concessão privada. “Como temos esse débito, precisamos de prazo para estruturar a licitação e o plano de mobilidade urbana. Se a empresa não cumprir as adequações, o contrato será encerrado dentro do devido processo legal”, reforçou.


Entre as exigências da gestão estão a renovação da frota com veículos mais novos, climatizados e com internet Wi-Fi, além da instalação de GPS compartilhado para monitorar em tempo real as linhas. Também foi cobrado o aumento do número de ônibus: hoje são 41 em circulação, e a prefeitura determinou o mínimo de 58 veículos, com reserva técnica de 6.
A União Transporte concordou com parte das demandas, incluindo a renovação de 12 ônibus no primeiro ano. A prefeita ainda estipulou que 80% da frota seja climatizada e que a adesivagem diferencie os veículos que atuam no sistema municipal.


Outro ponto discutido foi a ampliação das linhas e a criação de uma agência reguladora, com proposta de participação da Ager, para fiscalizar a tarifa técnica e garantir qualidade ao usuário. “Estamos regionalizando as rotas para que os bairros sejam atendidos de forma justa. Essa é uma negociação positiva, mas só renovarei por dois anos, caso não consigamos concluir a nova concessão no prazo”, destacou Moretti.


Uma nova rodada de negociações está marcada para o dia 6 de outubro. O representante da União Transporte, Rômulo Botelho, saiu da reunião sem dar detalhes à imprensa, limitando-se a dizer que “será feito o que for melhor para a população”.

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