Publicidade

Cuiabá, Quinta-feira 18/09/2025

Política de MT - A | + A

deu em a gazeta 03.11.2023 | 08h47

Negociação de vagões empaca

Facebook Print google plus

João Vieira

João Vieira

O Tribunal de Contas da União (TCU) prorrogou por mais 30 dias o Grupo de Trabalho que estuda uma viabilidade jurídica para que o governo Mauro Mendes (União) venda os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o governo da Bahia.

 

A prorrogação do prazo foi publicada no início desta semana pela Corte de Contas. Esta já é a segunda prorrogação das conversas, que se encaminham para completar três meses no final de novembro.

 

Tudo indica que apesar do interesse dos baianos, os dois governos não conseguiram chegar a um acordo, seja em relação a valores ou a segurança jurídica, já que existem ações na Justiça contra o Estado por reclamações para tenta devolver os vagões para as empresas do consórcio responsável pela implementação da obra, que deveria ter sido concluída em 2014.

 

O governo da Bahia demonstrou interesse no modal de Mato Grosso, que foi substituído pelo governo Mendes pelo BRT, após o rompimento do contrato da empresa que iria implantar o VLT em Salvador.

 

O TCU comanda a análise jurídica da situação. A Justiça Federal negou uma liminar ainda em 2021 onde o governo do Estado pedia a indenização de até R$ 900 milhões.

 

Na decisão, disse que independente do rompimento do contrato com o consórcio, os vagões e trilhos pertenciam ao governo do Estado, que adquiriu o modal antecipadamente em 2012. “Ainda não sabemos se essa compra, se concretizando, se iremos depositar o valor para o Estado, ou em uma conta judicial, até que Mato Grosso resolva juridicamente com a empresa”, disse na época o secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence.

 

Os vagões e locomotivas foram adquiridos para a implantação do VLT que previa interligar Cuiabá e Várzea Grande para receber a Copa do Mundo, em 2014. A Capital sediou 4 jogos da competição de futebol. Licitada por R$ 1,477 bilhão, a implantação do VLT teve início em 2012, mas apenas 7 dos 22 km previstos foram construídos até a paralisação, cancelamento do certame e início de “desconstrução” das obras e iniciadas as obras do BRT (Ônibus de Rápido Transporte) este ano em Várzea Grande.

 

Em Cuiabá, a estrutura implantada para o VLT segue sem alteração. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), ainda acredita na viabilidade dos trilhos.

 

Leia mais sobre Política na edição do Jornal A Gazeta

 

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

O ano de 2000, além da virada do milênio, marcou a votação totalmente eletrônica no Brasil, contudo ainda há quem queira a volta da cédula impressa. Você prefere qual?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Quarta-feira, 17/09/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.