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danos morais 21.07.2022 | 15h42

MP aciona Energisa por cobrança abusiva e serviço ruim

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João Vieira

João Vieira

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT) requereu na Justiça que a concessionária de energia Energisa pague indenização por danos morais coletivos em razão da cobrança de tarifas abusivas e da má prestação de serviços no município de Juara, a 709 quilômetros de Cuiabá.

 

A Ação Civil Pública foi ajuizada na terça-feira (19). A pedido do MPMT, o valor do dano deve ser arbitrado pelo juízo e destinado ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor.

 

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Na ação, o promotor Herbert Dias Ferreira diz que é evidente o desprezo, a indiferença e ilegalidades cometidas de forma contínua e irresponsável pela concessionária de energia.

 

“(...) Não resta alternativa senão a propositura da presente ação, a fim de que ela seja condenada ao pagamento de indenização por danos morais coletivos, como forma de responsabilização punitiva, seja como forma de ressarcir os abalos sociais por ela provocados, seja como forma de desestimular a continuidade dessa má prestação de serviços essenciais à dignidade de seus usuários”, argumentou o promotor de Justiça Herbert Dias Ferreira.

 

Conforme inquérito civil instaurado em 2019, foram diversas as denúncias e reclamações referentes à suspensão e instabilidade frequente do serviço de distribuição de energia.

 

Além disso, o procedimento chama atenção na demora do restabelecimento da energia, bem como a cobrança de valores exorbitantes e descaso da Energisa quando acionada pelos contratantes para a resolução de problemas. Consumidores chegaram a ficar 11 dias sem energia elétrica.

 

Na época, questionada pelo MPMT, a (Ager-MT) Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados informou que foi realizada fiscalização em toda a área de concessão da Energisa Mato Grosso, não apenas em Juara, oportunidade em que se verificaram irregularidades que implicaram penalidades de advertências e multas no valor total de R$ 14,4 milhões.

 

Outro lado

A Energisa informa que, até o momento, não foi notificada formalmente do processo judicial. A concessionária reforça que acompanha e cumpre, rigorosamente, as medidas definidas pela legislação, prezando sempre pela transparência e o devido atendimento ao cliente.

Desde 2014, quando assumiu a concessão no estado, já foram investidos mais de R$ 4,5 bilhões em expansão e modernização das redes, mostrando o compromisso da companhia com os clientes.

 

 
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