solução para deslizamentos 27.06.2025 | 12h10

redacao@gazetadigital.com.br
Fred Moraes
                        
        
            O projeto da MT-030, uma nova rodovia idealizada para ligar Cuiabá a Chapada dos Guimarães, voltou ao centro dos debates após o governador Mauro Mendes (União) admitir erro de estudo e a possibilidade de inviabilidade das obras de recorte do paredão do Portão do Inferno. As ações no trecho começaram em agosto passado e pouco avançaram desde então.
A possibilidade foi confirmada pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), durante entrevista ao 
 na manhã desta sexta-feira (27), durante a audiência pública para debater a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico),
em Água Boa (730 km de Cuiabá). Segundo ele, o traçado da rodovia já está definido
“Já está criada a rodovia, vai embaixo do linhão e sobe 10 quilômetros adiante de Chapada e Campo Verde. Esse projeto está sendo elaborado e eu acredito que seja uma alternativa importante levar todos os irmãos cuiabanos para Chapada”, afirmou.
Leia também - Quase um ano após início, Mendes diz que obra é 'inviável' diante de novos estudos
O projeto da MT-030 começa na avenida dos Trabalhadores, em Cuiabá, passando pela Ponte de Ferro e cruzando o Rodoanel. A partir daí, segue paralela ao linhão da usina do Rio do Casca até alcançar a MT-251, nas proximidades da subestação de energia de Chapada dos Guimarães.
Com cerca de 30 quilômetros de extensão, praticamente em linha reta, a nova via também visa desafogar o tráfego de caminhões e ônibus da MT-251. Atualmente esta é a única estrada entre as duas cidades e registra deslizamentos no morro do Portão do Inferno, com interdição quando chove e tráfego restrito a veículos pesados.
Além da MT-030, o vice-governador também mencionou os esforços para duplicação da MT-251. “Estamos trabalhando os dois projetos”, completou Pivetta.
A discussão sobre alternativas surgiu após Mendes declarar, na última segunda-feira (23), que novos estudos geológicos apontaram inconsistências no projeto de recorte do morro do Portão do Inferno, levando o governo a reavaliar a proposta de intervenção.
A obra, que completa um ano em agosto, foi anunciada como a principal solução para conter os deslizamentos de terra na região, que há anos comprometem a segurança de motoristas e turistas.
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                        Boi à vista
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Jandira Maria Pedrollo - 27/06/2025
Fazendo outro acesso para veículos pesados e de alta velocidade, não há porque duplicar a ESTRADA PARQUE CHAPADA DOS GUIMARÃES. Essa, pela sua característica deve ser de trânsito lento, para passeio, observação da paisagem, além de proporcionar mais segurança aos animais que por ali transitam.
Paulo - 27/06/2025
Novela mexicana, quem vai pagar o prejuízo
2 comentários