Publicidade

Cuiabá, Sexta-feira 10/07/2020

Gastronomia - A | + A

30.04.2020 | 11h04

Serviços diferenciados na pandemia

Facebook Print google plus

Rita Comini

Restaurante Canto

Restaurante Canto

Em tempos de isolamento social e de restaurantes fechados, serviços diferenciados têm sido a salvação de muita gente que não abre mão da boa gastronomia e de se alimentar bem. Para as empresas são a saída para salvar ao menos um pouco da receita.

 

Consumidores e empresários estão se ajustando aos novos tempos.

 

A chef e sócia-proprietária do restaurante Canto, Francyne Rabaioli, resume bem a situação: “Temos que renascer nesta dificuldade”. Ela confessa que sempre foi muito resistente a delivery, pois não acha que tem uma comida de “transporte”, mas sim pratos para serem “experienciada” no local. Mas diante da crise, o delivery tem sido a única forma de chegar até as pessoas com a nossa comida que alimenta a alma. Para encarar essa nova realidade, ela fez mudanças no cardápio, adaptações e cortes daqueles pratos que sabia não chegariam com a mesma qualidade na casa das pessoas.

 

O parmeggiano, um clássico que era servido apenas aos domingos, agora está no cardápio todos os dias da semana no almoço e jantar. Trata-se de um filé recheado com creme de queijos, molho pomodoro da casa, massa longa na mentiria defumada de ervas e mousse de burrata. “É nossa versão do tradicional bife à parmegiana e temos vendido muito”.

 

Outro sucesso do cardápio é a Maria Isabel cremosa, que custa R$ 36,00 e tem sido queridinho do delivery da casa.

Restaurante Canto

Arroz cremoso de maria isabel

Arroz cremoso de maria isabel, o queridinho dos clientes do restaurante Canto e o campeão de pedidos da casa no serviço de entrega

O prato é feito com filé curado na casa, molho cremoso e engrossado onde é incorporado o arroz. É servido com ovo perfeito cozido em baixa temperatura que fica escondidinho dentro do arroz e farofa crocante de manteiga, que é um sucesso desde a abertura da casa, assim como a banana assada com mel e especiarias.

 

Como o restaurante ainda não está em nenhum aplicativo, os pedidos são feitos por whatsapp (99626-8030). O atendimento é feito no almoço (11h às 14h) e jantar (18h às 22:30), de terça a sábado, e domingo apenas no almoço. A entrega é feita pelos garçons. Segundo Francyne, foi a forma encontrada para manter a equipe e não demitir ninguém.

 

Na avaliação dela, alguns clientes novos estão aparecendo e o movimento do almoço está bem legal. No entanto, no jantar a queda é de 90%.

 

O patissiêr Marcelo Oliveira, da Bakerhouse 44, padaria especializada em pães artesanais, também incrementou a cesta de café da manhã. “A gente já fazia, especialmente em datas especiais, como Dia das mães, dos pais, namorados, mas não com tanto afinco como agora, nós sempre nos dedicamos muito ao atendimento de mesas, que era bem movimentado”.

 

Ele conta que começaram a trabalhar mais com cesta de café da manhã em razão da procura dos próprios clientes. “Por conta do distanciamento social, das pessoas não estarem se vendo com tanta frequência, ficou muito comum presentear os entes queridos com uma cesta de café da manhã”.

 

Em razão da pandemia da covid-19, todo o cardápio da padaria está no delivery, inclusive pão, que antes não era entregue nesse sistema. Segundo Marcelo, está sendo um grande sucesso.

 

Outra que expandiu os produtos e serviços é Marlete Giroldo, no Natural Club, casa especializada em alimentos naturais. O empreendimento já tinha três pilares de fontes de receita, o restaurante self service por quilo, a linha congelados e o delivery, que existe desde o nascimento da empresa. “Com o fechamento do restaurante, que era a maior receita, tivemos que nos esforçar para que esse dinheiro entre pelos dois outros caminhos”.

 

Assim, o congelado, que era o “filho menor” dessa receita, teve um crescimento que superou as expectativas e nos mostrou que é um produto que teve uma boa aceitação.

Divulgação

Natural Club congelados

Linha de congelados da Natural Club recebeu um incremento com novas receitas

O cardápio composto por aproximadamente 20 pratos foi ampliado para que as pessoas não enjoassem com a repetição. A aceitação dos clientes tem sido boa.

 

Segundo a empresária, a clientela não aumentou em número, quem deixou de ir ao restaurante passou a pedir delivery ou os congelados.

 

Na loja do Quilombo, aberta a pouco mais de um ano e batizada de Natural Club Express, o delivery é o foco. Além dos congelados ou refeições para levar, são preparados também pão sem glúten (sob encomenda).

 

Por conta da crise, uma ideia antiga que a gente está sendo colocada em prática é a rotisseria do Natural Club. “Tivemos a primeira experiência do ‘Que seu dia seja massa’ com dois sabores de lasanha queijo com brócolis e bolonhesa - e esperamos ampliar o cardápio.

João Vieira

Bakehouse 44

Cesta de café da manhã com inúmeras delícias da padaria Bakehouse 44

Selma Zarour, sócia da Rock Burguer, também incrementou o kit hamburgada, composto por 4 pães, 4 burgers, queijos, maionese e cebola caramelizada. A iniciativa começou em janeiro, de forma tímida mas, com o distanciamento social, foi se fortalecendo e deu super certo. “Entendemos que as pessoas ficaram em casa e o kit hamburgada facilita o convívio. É uma boa oportunidade de reunir a família na cozinha ou churrasqueira para prepararem juntos seus hambúrgueres. Segundo ela, não foi feita nenhuma alteração de cardápio, nem nos preços, apenas um pequeno ajuste na cozinha. “Como o foco é só delivery, demos mais agilidade ainda nos pedidos, para que chegue rápido na casa do cliente. E também aumentamos a equipe de entrega”.

 

Leia mais notícias sobre Variedades na edição do Jornal A Gazeta

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

Governo federal está liberando R$ 1.045 do FGTS por trabalhador para movimentar a economia. O que você fará com o benefício?

Parcial

Edição digital

Sexta-feira, 10/07/2020

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

Publicidade

btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 20,75 -6,11%

Algodão R$ 93,55 -1,51%

Boi a Vista R$ 130,50 -0,38%

Soja Disponível R$ 67,80 0,15%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

Publicidade

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados, Gráfica Millenium e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2020 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.