Publicidade

Cuiabá, Quarta-feira 10/12/2025

Política de MT - A | + A

CAGANDO E ANDANDO 29.03.2023 | 08h31

Governador diz que Emanuel afronta TCE e Justiça ao barrar BRT

Facebook Print google plus
Vinicius Mendes e Allan Mesquita

redacao@gazetadigital.com.br

Christiano Antonucci

Christiano Antonucci

Em entrevista na manhã desta terça-feira (28) o governador Mauro Mendes (União) disse que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), está “cagando e andando” para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e para a Justiça ao não autorizar o início das obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) na capital. O governador lembrou que o mesmo não ocorre em Várzea Grande, onde a obra já está em andamento.

 

Leia também - MPF apura omissão do INCRA em ocupação indevida de lote de reforma agrária em MT

 

“O prefeito já disse, ele está ‘cagando e andando’ para o TCE, cagando e andando, desculpa a expressão, para a Justiça”, afirmou Mauro na manhã de hoje (28) no lançamento do programa de fomento dos negócios criativos, no Palácio Paiaguás.

 

Desde que o Governo de Mato Grosso decidiu não concluir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Cuiabá e Várzea Grande e trocou o modal para o BRT, o prefeito Emanuel Pinheiro tem lutado na Justiça para impedir a mudança. O TCE já aprovou o projeto do Governo e autorizou o início das obras, no entanto, elas ocorrem apenas em Várzea Grande até o momento.

 

“Vamos ver até onde o TCE vai se manter inerte com isso e até onde a Justiça vai se manter inerte a essa afronta que o prefeito está fazendo com as decisões, tanto da Justiça quanto do Tribunal de Contas”, disse Mauro.

 

O prefeito, no entanto, não é o único que contesta a troca do modal. A Advocacia-Geral da União (AGU) já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a reconsideração da decisão que autorizou o início das obras do BRT.

 

O TCE havia entrado com mandado de segurança contra o ato do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinava que o Estado de Mato Grosso suspendesse todos os processos referentes à alteração do modal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para BRT.

 

No recurso a Corte de Contas do Estado alegou que o TCU teria agido fora de sua competência, pois não seriam aplicados valores oriundos do “Orçamento-Geral da União, mas apenas de recursos oriundos de contratos de financiamento celebrados com a Caixa Econômica Federal (FGTS) e com o BNDES”.

 

O ministro Dias Toffoli acabou deferindo o pedido do TCE. A AGU, porém, argumenta que a União tem interesse sim nas obras, por existir parceria entre o Estado de Mato Grosso a Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional.

 

Enquanto não há decisão definitiva as obras seguem apenas em uma das cidades.

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

Quais os planos para o seu 13º salário?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Quarta-feira, 10/12/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.